• search
  • Entrar — Criar Conta

4 filmes russos para assistir no Amazon Prime Video

Lançamentos mais recentes da Rússia estão escondidos na imensidão do catálogo da Amazon Prime, mas agora uma seleção de quatro excelentes filmes modernos russos.

*Rússia Beyond

[email protected]

A Sniper Russa (2015)

Liudmila Pavlitchenko é conhecida como a atiradora feminina mais eficaz da história. Durante os anos da Grande Guerra Patriótica, ela eliminou 309 nazistas. E este filme é a biografia dela. Além dos duelos com atiradores inimigos, o longa se divide em batalhas em grande escala, a incrível história de sua amizade com Eleanor Roosevelt e uma forte linha melodramática – durante a guerra, as pessoas anseiam especialmente por amor e apoio. A atriz Iúlia Peresild – considerada um dos grandes talentos atuais da Rússia – interpreta o papel de Pavlitchenko. E tudo indica que foram papéis como este que garantiram a ela a oportunidade única de voar ao espaço para filmar cenas do filme ‘O Desafio’ (‘Vizov’, 2023), do cineasta Klim Chipenko.

A trilha sonora merece menção à parte. Conta com a música ‘Kukuschka’, de Viktor Tsoi, em um novo arranjo, interpretada pela cantora Polina Gagarina; e uma canção de ninar eslava que já foi ouvida em ‘Jogos Vorazes’ (2012). Isso porque o compositor Evguêni Galperine trabalhou em ambos os filmes; ele também escreveu músicas para ‘Sem Amor’ (2017) de Andrey Zvyagintsev, e para a minissérie ‘The Undoing’ (2020), com Nicole Kidman e Hugh Grant.

Coma: A Dimensão do Futuro (2020)

‘Coma’ é, provavelmente, o ‘Matrix’ russo (ou ‘A Origem’). Segundo a trama, as pessoas que entram em coma aparecem em um mundo virtual, composto a partir de fragmentos de suas lembranças. Os personagens são caçados por Reapers, uma espécie de agentes da morte – isso porque, se a pessoa morre no mundo de Coma, ela morre na vida real. Unindo-se, os pacientes em coma tentam sobreviver – e reacordar na realidade.

Rinal Mukhametov, que interpreta Neo (sem dúvida uma homenagem a ‘Matrix’), o líder da resistência, é um famoso ator russo de ficção científica. Além de ‘Coma’, sua filmografia inclui a duologia ‘Attraction’ (2017) e ‘Attraction 2: A Invasão’ (2020), em que interpreta um alienígena cuja nave cai sobre a Moscou contemporânea.

Linha Tênue (ou Arritmia, 2017)

Não é todo dia que um filme é igualmente apreciado pelos festivais de cinema, pela crítica e pelo público. Mas parece que todos gostaram de ‘Arritmia’, de Boris Khlebnikov. Além de vencer prêmios em ‘Karlovi Vari’ e no ‘Kinotavr’ (o principal festival de cinema russo), o longa recebeu críticas entusiasmadas da imprensa e é um dos favoritos do público até hoje. Trata-se de um drama motivacional sobre um talentoso médico de emergência chamado Oleg (Aleksandr Iatsenko), que salva vidas, porém não consegue reconstruir o relacionamento rompido com sua amada esposa.

Sobibor (Sobibor: A Revolta que Mudou os Rumos da Humanidade, 2018)

Konstantin Khabenski, conhecido por seus papéis em ‘Guardiões da Noite’ (2004), ‘O Procurado’ (2008) e ‘O Espião Que Sabia Demais’ (2011), não é somente um dos atores mais famosos da Rússia, mas também o diretor artístico do Teatro de Arte de Moscou — e dirigiu este filme, ‘Sobibor’ (2018).

O thriller de guerra é baseado na biografia de Aleksandr Petcherski (interpretado pelo próprio Khabenski), que conseguiu organizar a fuga de prisioneiros de maior sucesso no “campo de extermínio” (é assim que os campos de concentração eram frequentemente chamados). Esses eventos já haviam se tornado a base para outro filme — ‘Fuga de Sobibor’ (1987) —, no qual o ator norte-americano Rutger Hauer interpretou o papel de Petcherski e até mesmo recebeu seu único Globo de Ouro por isso.

E não é por acaso que o rosto do vilão, um suboficial da SS, no filme de Khabenski parece familiar – trata-se do ator franco-americano Christopher Lambert (‘Highlander – O Guerreiro Imortal’, 1987), que raramente interpreta personagens malvados. Mas abriu uma exceção para o filme de Khabenski.