*Da Redação
Querido por uns e desamado por outros, o escritor e jornalista Franklin Jorge chega aos 70 anos homenageado por seus amigos, alguns de mais de 50 anos der convívio e amizade. Dentre os quais o jornalista e promoteur Toinho Silveira, que organizou e patrocinou um jantar comemorativo no Salão de Festas do Piazzale Ponta Negra para 15 pessoas, apesar do homenageado ter preferido que essa data passasse despercebida.
Sempre conectado com a Cultura Brasileira desde o século passado, privou da amizade de alguns dos expoentes da Literatura e das Artes Visuais, tornou-se um grande divulgador dos talentos de sua geração, como o natalense Fernando Gurgel, que ele considera o “Caetano das artes plásticas, sempre a renovar-se e a surpreender-nos com o seu engenho criativo”. Durante alguns anos assinou a coluna mais prestigiosa da Cultura Potiguar, o Dia da Criação que com a reforma editorial e gráfica do jornal Tribuna do Norte passou a ter o seu próprio nome. Sua última contribuição ao Jornalismo foi como Editor de Cultura de um experimento revolucionário, O Novo Jornal, uma criação de seu amigo Cassiano Arruda Câmara, que já o admirava antes de conhecê-lo pessoalmente, por sua inteligência e atuação em favor do bem comum.
Nascido no Ceará-Mirim e criado no Vale do Açu, criou e dirigiu a Oficina de Gravura Rossini Quintas Perez (que não existe mais) e a Pinacoteca do Estado, da qual foi diretor por duas vezes e o principal doador de seu acervo original, o que fez em nome dos próprios artistas, fato atestado em documento assinado pelo ex-deputado Valério Mesquita, na época presidente da Fundação José Augusto. Parte dessas obras desapareceram durante sucessivas mudanças de governo. Aposentado, mas vivo, edita atualmente a revista digital www.navegos.com.br que já se tornou uma referência na Blogosfera e produz canecas com desenhos exclusivos de artistas de suas relações, para financiar a publicação dos muitos livros que escreveu.
A comemoração, com lugares marcados, tem a grife do editor das revistas Tomorrow e Premiere, sinônimo de classe e elegância, que se encarregou de elaborar a lista de convidados e organizar a celebração.
Abaixo, o escritor retratado por artistas de renome [em sequência], como Fernando Gurgel [Em destaque], Gilson Nascimento, Sante Scaldaferri, Diniz Grilo, Dorian Gray, Oggio Gullian e Franmarques, amigos seus.