*José Vanilson Julião
Com a ascensão do Nazismo nos anos 30 e para diminuir a influência da propaganda política alemã a Inglaterra envia o representante do governo Felix Greene (primo do escritor Grahan Greene) para a avaliar a situação na América do Sul (1937).
A meia noite da segunda-feira (14/3/1938) o locutor Manuel Antonio Braune, o “Aymberê”, anuncia somente dois dias depois a entrada de Adolf Hitler em Viena, capital austríaca, na tranmissão pioneira como parte do serviço para a América Latina da BBC.
O apelido do locutor vem do nome do índigena, morto como aliados dos franceses (20/1/1567), envolvido na Confederação dos Tamoios (século XVI) no Rio de Janeiro. Significa “aquele que se contorce” “ou que morde” (duro e rijo) em tupi-guarani, a língua nativa.
Além daquele pianista e radialista – que depois implantou a Televisão Rádio Clube, o canal seis do Recife (14/6/1960), a pedido de Francisco de Assis Chateuabriand Bandeira de Melo – R. A. Calvert (editor), C. E. Glass (subeditor) e A. Cortesão completam a equipe.
O evento ocorre na Broadscating House (centro de Londres) com a presença do embaixador Raul Régis de Oliveira (foto). Posteriormente Rachel Braune, casada com “Aymberê”, se torna a primeira voz feminina da emissora estatal. Com o pseudonimo Dulce Jaci.
Mas antes e após duas décadas Luiz Romão adere à moda do som amplificado e entra em cena o “Indicador da Agência Pernambucana” (20/1/1938). Seguindo os passos do comerciante chileno Carlos Lamas.
O exemplo da mídia impressa com indicadores profissionais – dentista e advogado – leva Luiz Romão a aproveitar a nomenclatura dos classificados de então para denominar o serviço destinado a irradiações de discos, cantos, execuções de artistas da terra e reclames comerciais.
“A Ordem” (744 – quinta-feira, 17/2) incentiva o Indicador na transmissão de eventos públicos (privados, oficiais e religiosos). Mas alerta quanto o conteúdo da programação – com amplificadores na Tavares de Lira (cabine ou estúdio no pavimento superior da agencia) e Grande Ponto (Rio Branco com João Pessoa).
O “Grande Ponto” era a mercearia do português Custódio de Almeida. Onde se cruzavam os bondes elétricos do Tirol, Petrópolis, Ribeira e Alecrim. O nome vira referência para quem ia ao centro. Hoje o edifício Amaro Mesquita, primeiro prédio de cinco andares da urbe.
– Na livraria há uma cabine com aparelhos destinados a fazer irradiações de discos, cantos, execuções de artistas da terra e reclamos comerciais. E alfineta: “Fazemos votos para que haja uma fiscalização rigorosa para evitar reclamações das famílias e da imprensa.” E ameniza: “As irradiações de ontem agradaram geralmente.”
Na edição seguinte o impresso faz correção a pedido: – Não é irradiação (para não ir contra a lei vigente), mas transmissão. Salienta que a aparelhagem Philips veio da fábrica de Eindhoven (Holanda) por intermédio do agente Sérgio Severo.
Quase dois meses depois o AIP começa a retransmitir a programação noturna da British Broadcasting Company, fundada em 1926, que começa a transmitir para o Brasil (19 ás 21 horas).
No mês seguinte a estréia das emissões a primeira menção da programação da estação britânica ocorre na edição 784 (sexta-feira, 8/4/1938) com noticiário de 16 minutos (1h45), após a versão espanhola, até o fechamento da transmissão noturna (2h). Posteriormente muda para 22h45. E nova mudança: 10h45. Em um desses programas “notas sobre o mercado de algodão.”
Ao completar um ano de transmissão já com retorno da programação das 22h45. Depois mais uma mudança para as 21h. Em 24 de março pela primeira vez o Indicador da Agência Pernambucana (A Ordem, 1060, 24/3) indica que retransmite pelo serviço de autofalante a transmissão.
Na última semana de junho é encerrada a Semana da Juventude Feminina Católica, inclusive com a participação de uma delegação pernambucana, e palestras transmitidas pelo sistema de amplificação, a última pela jovem Ivone Mota.
E na quinta-feira, 13/7, comemoração dos 19 anos da Associação dos Escoteiros do Alecrim, com transmissão a noite da “Hora do Civismo” e preleção de Dioclécio Duarte e Fernando Magalhães. Com seguida apresentação da banda de jazz do grupo.
No sábado, 6/8 (19h30), o quarto de hora é cedido ao jornal católico para transmissão de “discos apropriados e estudo sobre educação física, avisos e outros números”.
Depois começa a programação referente ao Dia do Soldado (21/8 – 25/8). Com palestras do capitão-de-corveta Azevedo Castro, capitão Hildebrando Lemos, tenente-coronel Jacinto Tavares, Dioclécio Duarte, jornalista Edgar Barbosa e o coronel Tavares Guerreiro, tenente-coronel Abel Cabral Batista (16. Circunscrição Militar) e Eloi de Souza (tema: “Defesa Nacional”) e o professor Luis Soares (associação dos escoteiros), capitão José Lobo e José Gurgel Pinto (aspirante da Força Pública).
6/9: Segundo aniversário da Juventude Feminina Católica. Berta Guilherme (secretária) e Zeneide Gomes (presidente). No mesmo mês a empreitada começa a gerar receita financeira e econômica. O expediente administrativo “Palácio do Governo”, publicado no vespertino (quarta-feira, 28) revela que o interventor federal, Rafael Fernandes, concede subvenção anual de 3:000$000 (três mil contos de réis) ao proprietário.
A Semana Nacional da Criança (9 a 16/10) com palestrantes: monsenhor Alfredo Pegado, o educador Henrique Castriciano, o professor Luís Soares. Diretor do Frei Miguelinho. Desembargador Antonio Soares (“Criança abandonada”), médico Varela Santiago (“Criança doente”) e o desembargador Sebastião Fernandes sobre trabalho infantil.
De vez em quando o idílio sofre um pequeno abalo pela intransigência sistemática do jornal. Inclusive com censura prévia circunstancial ou tentativa de influir efetivamente na iniciativa privada. Como acontece na reclamação (quinta-feira, 20/10) contra a letra popular “Caiu na rede é peixe” de Jararaca.
– Não podemos deixar de aplaudir o esforço do proprietário, que dá a cidade, com as transmissões, oportunidade de ouvir boas músicas e informações interessantes. Pedimos, porém, a sua senhoria, que não permita passar discos inconvenientes, como tem acontecido ultimamente. Iremos doravante ajudá-lo a fazer a seleção em defesa dos bons costumes.
Na noite da sexta-feira (12/11) ocorre a unauguração no estúdio da AIP do retrato do presidente da República (Estado Novo). Segue palestras de Joselia Mendonça dedicada ao interventor Rafael Fernandes (também discursa).
O alto-falante das Rocas é inaugurado (domingo, 20/11) com saudação do secretário geral do Estado, Aldo Fernandes, e programação musical: Eduardo Medeiros (com o filho Edinaldo); Conjunto Tito: Francisco, Sabino, Raimundo e o menor Paulo Tito. Mais os artistas Anísio Pimentel (violão e emboladas), Reinaldo Ferreira (bandolim) e Fassanaro (acompanhado do Trio AIP). Além de Francisco Bulhões e João Vieira (declamadores), Bezerra Júnior, Pedro Machado, Luís Candido, Telésforo Alves e Didi Câmara (poetas).
No Dia do Funcionário Público (quinta-feira, 8/12) retransmite solenidades direto do Palácio Tiradentes (Rio de Janeiro): falas do caudilho gaúcho Getúlio Dorneles Vargas, do ministro Valdemar Falcão e do presidente do Departamento Administrativo do Serviço Público (Simão Lopes).
As transmissões do final do ano são divulgadas para o sábado, 31/12: saudação do monsenhor José Alves Landim em nome do bispo, dom Marcolino de Souza Dantas (20h15). A meia noite retransmite discurso do ditador. Seguido de programação com artistas locais.
FONTES
A Ordem
A República
Correio da Manhã
Diário de Natal
Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT)
BBC News Brasil
Curiosidades Ubatuba
Dicionário Informal
Terra
