• search
  • Entrar — Criar Conta

A arte pop de OSGÊMEOS no Instituto Brennand

Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, OSGÊMEOS, expuseram suas criações do famoso museu recifense Instituto Brennand, foram mais de 800 obras expostas, perfazendo uma retrospectiva artística da dupla paulista.

*Alexsandro Alves

[email protected]

O Recife é a primeira cidade do Nordeste a receber a exposição “Nossos segredos” que passa a limpo os mais de 30 anos de carreira dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como OSGEMEOS. Vista por mais de 1,3 milhão de pessoas, a mostra estava em cartaz no Instituto Ricardo Brennand quando o visitei em agosto.

Mais de 800 obras ocupam a galeria do museu pernambucano. Além de telas, murais e esculturas assinadas pelos grafiteiros paulistanos, há instalações, fotografias, figurinos, anotações, desenhos e outros materiais de acervo que convidam o público a mergulhar no universo multicolorido partilhado pelos irmãos, dando uma ideia suas influências, processos, inspirações e origem.

Nascidos em Cambuci, bairro da região central de São Paulo, os irmãos acompanharam ainda crianças a chegada da cultura hip hop no Brasil. O contato nas ruas com o rap, o break e, principalmente, o grafite, moldou a estética da dupla, que também aprendia em casa a apreciar diferentes linguagens artísticas. Na parte da exposição dedicada à retrospectiva, é mostrado um panorama do contexto cultural vivenciado por eles nos anos 1980.

Esse contexto cultural envolve populações marginalizadas, metrôs, policiais, cenas urbanas de violência e esportes, pintadas com uma mistura de cores que assumem um tom psicodélico em algumas telas e estranhamente feérico em outras.

O estilo dos artistas também explora elementos usados de forma não tradicionais em pinturas e esculturas. Como por exemplo o vidro, que serve, em algumas telas, para criar um efeito tridimensional de uma imagem sobre outra.

Veja alguns exemplos e vamos torcer para que essa exposição tenha condições de ancorar aqui em Natal.

Mais sobre o Instituto Brennand aqui. Veja abaixo exemplos da obra dos artistas.