*Frederico Toscano
A cassação era um gênero orquestral para acompanhar e celebrar um acontecimento social importante (recepção oficial, encerramento do ano universitário etc.), assim como a serenata, especialmente no século XVIII. O divertimento era um gênero mais leve e composto para eventos mais simples.
O ritual da apresentação da cassação/serenata era o seguinte:
1º) Ao anoitecer, os músicos se reuniam, marchavam ao som da marcha composta exclusivamente para a cassação/serenata, em direção à residência onde seria tocada a obra principal. Tomemos, como exemplo, a serenata Posthorn (KV 320) de Mozart – assim chamada por exigir uma corneta de postilhão para sua execução.
2º) Logo ao chegar na residência da família anfitriã, executava-se a cassação/serenata propriamente dita.
3º) Quando havia uma segunda marcha, como na própria serenata Posthorn, os músicos e convidados saíam ao som dessa peça em direção a outro endereço (geralmente uma universidade, para o encerramento do ano letivo – aliás, é daí que vem a expressão Finalmusik aplicada ao gênero) e lá repetiam a mesma cassação/serenata.
É interessante destacar que as três primeiras de nove grandes Finalmusiken que Mozart escreveu para Salzburg datam de 1769, quando ele tinha apenas 13 anos de idade, e nenhuma delas foi enquadrada pelo compositor formalmente num gênero musical. Apenas em 1770, numa carta que escreveu à sua irmã, Mozart se referiu a estas três obras como Cassationen – um termo que, segundo Robin Golding, nunca teve um significado preciso e satisfatoriamente explicado na literatura.
No Harvard Dictionary of Music, consta que a palavra cassação varia do italiano cassare (dizer adeus; despedir-se) – o que estaria relacionado com Finalmusik, de encerramento das atividades acadêmicas. No New Grove Dictionary of Music and Musicians, afirma-se que cassação era um termo usado entre 1750 e 1775 no sul da Alemanha, Áustria e Boêmia como título de composição similar à serenata e que sua derivação etimológica é incerta, provavelmente surgida da citada palavra cassare, do italiano. Aliás, Mozart estava na Itália quando escreveu a tal carta à irmã sobre as três cassações. Georges Saint-Fox sugere a derivação do francês casser (dividir em pedaços), no sentido de que a cassação era uma obra cujos movimentos podiam ser tocados em qualquer sequência. O New Grove admite, ainda, que o termo cassação pode ter origem numa expressão comum entre os músicos da metade do séc. XVII: gassatim gehen (caminhar pelas ruas).
Abaixo, uma gravação da obra mencionada no artigo a serenata Posthorn, KV 320.
https://www.youtube.com/watch?v=MS5YCVdPxCk&ab_channel=scrymgeour34