• search
  • Entrar — Criar Conta

A gata Jenny, seus filhotes e o Titanic

A gata Jenny e seus filhotes tornaram-se uma lenda, entre tantas, que cercam o Titanic. Acolhida como mascote para controle de pragas, Jenny pressentiu algo naquele dia fatídico?

*Da Redação

[email protected]

 

Havia uma gata, Jenny, que era uma das gatas do Titanic. Ela estava com seus gatinhos a bordo em Belfast. Mas quando chegaram à parada antes de ir para Nova York, ela tirou os gatinhos do barco e não voltou a embarcar. Você pode ler sobre ela abaixo… ou pesquisando “gato no Titanic”.

Talvez seja disso que trata esta foto da artista Celia Pike… Jenny e seus bebês assistindo a última navegação do Titanic.

Nas primeiras horas da manhã entre 14 e 15 de abril de 1912, a rainha da White Star Line, o inafundável Titanic, de fato afundou nas águas geladas do Oceano Atlântico, na costa de Newfoundland. Inúmeras vidas humanas e animais foram perdidas, mas e Jenny, a gata do Titanic? Conforme a história continua…

Jenny foi trazida a bordo do Titanic de seu navio irmão, o Olympia, para atuar como mascote e ajudar no controle de roedores. Ela morava na parte inferior do navio (ou na cozinha, dependendo da história que você lê) e era cuidada por um foguista chamado Jim Mulholland. Ele frequentemente roubava restos de comida para ela.

Era difícil encontrar trabalho naquela época e Jim Mulholland tinha sido uma ajuda temporária no Titanic durante os testes de navegação do navio do Mar da Irlanda a Southampton. Quando lhe foi oferecido um cargo de tempo integral para a viagem inaugural do Titanic a Nova York, ele ficou emocionado por ter o emprego.

Durante os testes de navegação, cerca de uma semana antes do Titanic atracar em Southampton, Jenny presenteou Jim e o Titanic com uma ninhada de gatinhos. Jim fez para Jenny um local confortável onde ela pudesse cuidar de seus gatinhos. Cuidar da mamãe gata e de seus gatinhos quebrou a monotonia do trabalho de Jim. Jenny parecia satisfeita com seu lugar quente perto das fornalhas, seus bebês e as sobras de cozinha de Jim.

No entanto, assim que o navio atracou em Southampton, Jenny deu uma boa olhada ao redor e prontamente começou a pegar seus gatinhos pela nuca e movê-los, um por um, pela prancha de embarque e para fora do navio. Jim observou-a com curiosidade e decidiu que a gata devia saber algo que ninguém mais sabia.

Ele prontamente arrumou seus escassos pertences e partiu apressadamente do navio.

Verdade ou lenda do Titanic? Alguns outros relatos mostram Jenny e seus gatinhos morrendo no Titanic, mas o amante de gatos que há em mim… Gosto da história de Jim Mulholland, então esta é a verdade!

Anos mais tarde, o Irish Times publicou a história de Jenny depois que um repórter falou com um homem idoso que contou a história. Seria ele o próprio Jim Mulholland ou apenas alguém com quem Jim compartilhou sua história? Talvez nunca saibamos. Uma edição do Daily Mirror de abril de 1912 publicou um artigo com a manchete “Mãe gata inteligente salva seus gatinhos do Titanic” acompanhado de uma imagem e com esta legenda: “esta é a ninhada de Jenny”. Novamente, talvez nunca saibamos.