• search
  • Entrar — Criar Conta

A lembrança de Clarice Palma

Fundador de Navegos relembra importante personagem da cultura potiguar, mestre de Jesiel Figueiredo e que morreu em misteriosas circunstâncias…

*Franklin Jorge

[email protected]

 

Chamada de volta à vida pelo Maître de Ballet Municipal de Natal, Dimas Carlos, Clarice Palma faz-se, assim, repentina e inesperadamente à lembrança de seus contemporâneos ou de todos aqueles que tiveram notícias suas nos últimos 50 anos. Fisicamente e por sua espirituosa autossuficiência narcísica, parecia-se com Gertrude Stein, e igualmente voluntariosa como uma atriz.

Encontrava-a, às vezes, no restaurante Casa Grande, pertencente à uma Família do Ceará-Mirim, onde podíamos comer bem com um serviço eficaz. No restante do casarão funcionava um hotel de mesma denominação, pertencente aos mesmos proprietários, uma gente simpática e calorosa, que conheceu minha Avô materna. Andava sempre com sua filha Terezinha, mulher grandalhona, morena, tímida, que a acompanhava em todas as aparições públicas.

Gostava de pôr apelidos e imitar desafetos, mostrando em um relance de interpretação alguma minúcia característica ou ridículo de suas vítimas. Como o ator, diretor e dramaturgo Jesiel Maciel de Figueiredo, Jesiel Figueiredo, que ‘’mal emplumado’’, como gostava de lembrar Clarice, zombeteira, que ‘’aquele frangote, de tão magro, parecia ter o pulmão fraco’’,  fora seu aprendiz; um talento que de imediato superou suas expectativas; e logo Jesiel se cansou da mesmice e do formalismo provinciano, cansou-se de sua pressão e se tornou rebelde, assim me contava, um e outro, no curso de uma amizade que perdurou até a morte de ambos. Era muito pretensioso e autoconfiante; só acreditava em sua própria garra e disposição. Tudo agravou-se quando ele me exigiu o papel de galã numa peça; e sua determinação de tornar-se o galã do grupo. Não tinha virilidade nem sex-appeal… – Enfim, resumia num sorriso: não tinha nenhum atrativo que o fizesse galã

Ouvi-a durante horas, cheia de vida e entusiasmo, relembrando fatos esquecidos ou abafados, como gostava de informar; escândalos; amores contrariados; falências; idiossincrasias; tudo narrado com espírito, graça, malícia e algum vitríolo.

Jesiel morreu em acidente automobilístico; e Clarice, anos depois de seu discípulo inconformista, em circunstâncias misteriosas.