*Da Redação
O Museu Franz Liszt em Bayreuth é dedicado ao compositor e pianista húngaro, amigo e posteriormente sogro de Richard Wagner. Está localizado na última residência do compositor em Bayreuth, bem em frente a Wahnfried, e exibe mais de 300 documentos, fotografias e partituras de uma coleção particular adquirida pela cidade de Bayreuth em 1988, alguns deles relacionados a Wagner.
Há algumas semanas, a coleção foi ampliada com uma nova aquisição. Nada menos que a primeira fotografia de Liszt, na verdade um daguerreótipo, tirada em 1843, quando o pianista tinha 32 anos e estava no auge da sua carreira virtuosa.
A fotografia, de formato oval e tamanho de 76 por 92 milímetros, representa Liszt após um concerto em Hamburgo, posando em frente a um piano. Considerando que Louis Daguerre apresentou a sua criação em 1839, esta pode ser a fotografia mais antiga existente de um compositor.
O retrato foi apresentado no final de outubro em Wahnfried, e esteve até agora nas mãos da família Ernst Burger, cuja coleção Liszt era, desde finais do século passado, a principal fonte do museu dedicado ao húngaro em Bayreuth.
Veja o retrato abaixo: