*Franklin Jorge
Socorro começou a selecionar fragmentos do que escrevi em anos de dedicação exclusiva à leitura e à escrita, necessárias e úteis ao meu proposito de estudar e ampliar minha biblioteca de conhecimentos. Não sei que critério usará, nem lhe perguntei nem quero saber, exceto que desejo ver o resultado desse projeto, segundo essa querida já de muitos anos, que inventou ou descobriu que há em meus escritos uma pluralidade de pensamentos.
Não sei. Quero crer que ao escrever, escrevi algo que já não me pertence, exceto, admito, que alguns hão de atribui-lo a mim. Esclarecendo os fatos ou aumentando assim a confusão desmedida.
Aos poucos ela vai, com sua devoção virginiana, identificando fragmentos e sentenças que parecem corroborar a eficácia de seu intento generoso, fazendo de meus escritos objetos de reflexão, divulgação e referência.
Pelo que ela selecionou e escolheu, aqui publicado, propaga meu trabalho persistente, dispendioso, com o qual pretendi justificar minha existência. Mergulhada em meus Diários, anotações e fragmentos que se corporificam em um texto literário autônomo e genuíno.
Estou percebendo que o esforço de Socorro, pesquisando, selecionando e organizando esses fragmentos sobretudo extraídos de meus Diários ou Jornal Íntimo, segundo preconiza o mestre Ascendino Leite, um escritor stendhaliano. Não sei com que propósito, exceto os que deduzo, empenhou-se em selecionar, certamente, o que se revestiu a seu ver de um significado especial.
Agora que me dou ao trabalho de ordenar os frutos dessa coleta que ocupou minha amiga em seus derradeiros anos de vida. O que escrevi e ela destacou em recortes sagazes, expõem o conceito e a acuidade com que leu as páginas de um Diário que remonta ao limiar da adolescência de um escritor em formação, ou processo, work In progress, que agora me desperta a curiosidade, me envaidece, até, e me inspira; embora tenha ojeriza aristocrática à vaidade e à bajulação e delas fuja como um petista do trabalho.
Sou assim, como sou.
O Diário de um escritor reporta-se a um processo de percepção da realidade. Ajuda-nos a dimensionar sua humanidade.
Ainda durante o resgate desses textos, voltarei a expressar outras ideias.