• search
  • Entrar — Criar Conta

A samaritana dos pets

Fundador de Navegos visita em Pium o Lar Temporário Amora Brayan, uma OnG que há 20 anos se dedica à defesa da causa animal.

*Franklin Jorge

[email protected]

Estamos voltando, meu filho e eu, duma visita ao Lar Temporário Amora Brayan, agora instalado em Pium, num espaço funcional que no momento acolhe cães, gatos e cavalos abandonados ou resgatados em situação de risco.

Confesso que muito me impressionou a abnegação e a renúncia dessa mulher extraordinária que vive de maneira frugal, franciscanamente – diria – toda entregue a um esforço que se sobrepõe de maneira exemplar ao desanimo e à fraqueza. São mais de 200 animais, alguns de pernas amputadas ou portadores de doenças graves, como o câncer ou padecentes de sequelas oriundas de maus tratos.

Por sua dedicação de mais de vinte anos aos animais de rua ou necessitados de socorro e cuidados, pareceu-me, por seus desvelos e dedicação, uma espécie de Irmã Dulce dos pets, que seriam completamente desafortunados se não pudessem contar com o socorro dessa alma compadecida e caridosa que só pode contar com a colaboração de um pequeno grupo que a ajuda em trabalho e doações de pessoas de boa vontade ou simpatizantes da causa animal que no RN não conta com o poder público, apesar da existência de uma Promotoria de Defesa dos Animais.

Ignorada pelo poder público, dir-se-ia que por amor aos animais Amora tira leite de pedras para manter a sua sombra tantas vidas carentes.

Abaixo, sequência de fotografias que registram essa visita, feitas por Janilson Sutero: