*Da Redação
Reduzidas desde que a China jogou seu vírus no planeta, as linhas de ônibus natalenses serão parcialmente restauradas e com novidades.
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) firmou um acordo dentro da Ação Civil Pública que pedia o retorno integral da rede de transporte público de Natal. A ação foi proposta em 2020 e buscava restituir o serviço que havia sido reduzido devido à pandemia da Covid-19. Com o acordo, seis linhas diurnas e quatro serviços noturnos deverão ser retomados. A DPE/RN votou pela assinatura sem reajuste de tarifa para os usuários.
Serão restauradas à circulação 10 das 20 linhas suspensas por conta da pandemia. As linhas são: N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras, 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia, 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto, 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto, 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América, 593 – Circular Residencial Redinha. Com a retomada da linha N-61, que promoverá o atendimento ao Soledade, a linha N-64 deve ter seu itinerário restaurado ao anterior à pandemia. Bem como os serviços noturnos das linhas: O-33 – Planalto/Praia do Meio, N-73 – Santarém/Ponta Negra, Linha A – Petrópolis/Zona Norte, Linha E – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha.
Também uma renovação da frota e o aumento no tempo de transferência de 60 minutos para 90 minutos estão garantidos no acordo. A novidade maior é que isso não será repassado para o usuário em forma de aumento nas passagens.
Nessa edição de Navegos, os colunistas e seções (clique nos nomes para ir direto ao artigo): Alexsandro Alves, Leandro Ruschel, Partido Novo, Diário de Cuba e Notas do Helmer. Desfrutem.