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Aforismo é a flor

Considerado por seus pares “um escritor para escritores”, os escritos de Cristóbal Serra [Maiorca, 1922-2012] despertaram a admiração de Octavio Paz, Prêmio Nobel, entre outros.

*Cristóbal Serra

 

A palavra “aforismo” sempre foi usada de forma vaga e equívoca, após envolvê-la em uma interpretação tão estrita quanto limitada. Confundiu o aforismo, frequentemente, com a máxima, não é estranho que apareçam rotulados como aforismos centones de adocenadas e banalidades. A confusão chega aos dicionários que definem conscientemente o aforismo como uma “frase breve e doutrinária que se propõe como máxima”. Aceitando uma definição tão confusa, a diferença entre máxima e aforismo dificilmente seria discernível. E aquela velha maneira de dizer, misteriosa e poética, seria reduzida a um conselho moral, a uma regra utilitária de andar pela casa.

Um dos mestres do gênero, o engenhoso Bergamín, afirma que o aforismo é uma dimensão figurativa do pensamento que o torna algo incomensurável. Se você não quer ser baixinho, é preciso acrescentar algo relevante à substância: o aforismo é a poesia que passou do líquido ao sólido. A poesia pode ser oferecida líquida em versos e sólida em aforismos. Em outras palavras, a poesia, que o verso oferece em estado líquido, “solidifica” quando se torna um aforismo. Pelo que entendi o aforismo, seu caráter específico consiste na solidez poética. Para usar uma comparação, eu diria que é um monólito poético.

Embora monolítico, o aforismo é humilde como a rocha, aquela inexplicável matéria do caminho em que tropeça o caminhante. Em sua busca para se tornar um monólito, ele adquire propriedades inumanas. Às vezes é impossível encontrar o homem naquelas características de dureza de diamante que deixam a caneta e a acuidade mental.

Uma vez carimbado, ele se justifica. Ela aparece, expira e, paradoxalmente, permanece. Ponta soberana batendo em quem menos espera, para esconder a mão. Não há piada mais pesada do que a surra de orgulho do aforista.

A natureza oferece aforismos ao olhar. O aforismo é a flor, a árvore, a galinha choca – aquela espécie de porteira rechonchuda que se vira em seu ninho quentinho e que, além do “clo-clo”, lança o aforismo mais perfeito entre os perfeitos: o ovo.

O balanço do mar dá vida ao mais singular dos aforismos: o seixo que a onda carrega e que a praia oferece por vezes manchado de alcatrão.

Os príncipes do aforismo eram pintores. Quem não inveja as pinturas de Braque, de um Chagall, de um Klee, se ele é um escritor de bem? O homem que mais admiro, no campo da aquarela, é Paul Klee. O que eu não daria para poder escrever como ele pintou!

Alguns escritores próximos de nós, que nem sempre se esforçaram para ser claros, para bajular o público com clareza, conseguem transmitir a sensação de que seus escritos contêm até mesmo poucos aforismos. Seus nomes podem ser: Michaux, Char, Ponge e um longo etc. Todos são escritores, por assim dizer, indiretos, que devem ser lidos contra a luz.

Entre os antigos filósofos gregos, existem aforistas capitais. Uma história ou trajetória do aforismo não pode escapar de Heráclito, Diógenes e Sócrates, verdadeiros pais do aforismo ocidental. Com os orientais – Lao-Tsé e Chuang-Tsé – eles contribuíram para a criação do gênero. Ainda hoje, depois de uma tradição e de uma literatura romântica aforística alemã, é preciso voltar a eles de uma forma ou de outra. Heráclito sempre será o primeiro que se aventurou a colocar em circulação aquele “aforismo relâmpago” que Blake fez de seu em O casamento do céu e do inferno .

Com Heráclito, eles compartilham a glória do aforismo Vinci, Lichtemberg e os românticos alemães. E há quem acrescente, com ou sem razão, a Kafka.

Rilke é outra coisa. Ele não é o aforista stricto sensu. Em Elegías a Duino , onde o aforismo poético pode ser rastreado. encontramos nem um pouco da filosofia assimilada ou nem um pouco do viver metamorfoseado. Nem a dor verdadeira está presente e a literatura é descoberta demais. O aforismo de Rilke, quando existe um, erra por causa do significado. O leitor quase sempre tem que colocar a magia nisso.

Entre nós, a expressão demoníaca foi cultivada mais do que o aforismo. Em nossa literatura clássica, a penúria aforística é observada. Será necessário chegar ao nosso século para encontrar o aforista sem sombra de dúvida. Gracián, por mais que queira, não é um aforista. Falta desapego e irracionalidade. Seu instinto o une mais à máxima (superior) do que ao aforismo, que ignora o homem. O aforismo não é produto do conceito. Em vez disso, é o sinal mais elevado de uma certa indiferença para com o humano. Não lisonjeia a opinião geral e não tem nada a ver com política.

Dificilmente encontraremos aforismos em quem não é poeta. A condição de poeta é a condição sine qua non para que o aforismo seja plenamente realizado. E é aí que se trata de procurar o aforismo pessoal de: Juan Ramón Jiménez, Bergamín, Carlos Edmundo de Ory …, que pretendem sacudir o bobo da corte ou virar os sinos do país que habitam, que não é outro senão o de irracional.