• search
  • Entrar — Criar Conta

Alex Saab é o novo porta voz do governo de Nicolás Maduro

Empresário é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção e de distribuir alimentos ruins para os venezuelanos durante a fome de 2015-2016.

*Salvador Bracho (Diário de Cuba)

[email protected]

 

Depois de ter sido recebido como uma espécie de herói em Caracas , depois de ter sido detido e processado por branqueamento de capitais nos EUA, Alex Saab foi nomeado para um cargo estratégico dentro do Governo de Nicolás Maduro , que procura silenciar as versões que falam de uma colaboração deste controverso empresário colombiano com as autoridades norte-americanas.

Saab chegou a Caracas há menos de um mês, no âmbito de uma troca de prisioneiros acordada graças à comunicação direta entre a Casa Branca e o Palácio de Miraflores. Neste dia 15 de janeiro, ao apresentar o relatório e conta de sua gestão em 2023, Maduro anunciou que Saab ficará à frente do Centro Internacional de Investimentos Produtivos da Venezuela , entidade criada há alguns anos e que busca atrair investimentos estrangeiros.

Saab estava sendo processado em solo americano . Esteve originalmente detido em Cabo Verde e, após um longo e trabalhoso processo de extradição, foi apresentado à Justiça norte-americana há dois anos.

Empresário colombiano, inseriu-se na dinâmica de poder do chavismo , inicialmente como importador, graças à ex-senadora Piedad Córdoba , depois como empreiteiro, e após as sanções que emanaram do Governo de Donald Trump e que afetaram as transações petrolíferas. da Venezuela, tornou-se uma espécie de embaixador comercial de Maduro.

Antes da sua prisão, quando as investigações jornalísticas o mostraram como uma figura de proa do regime de Maduro , o chavismo sustentava que ele era uma invenção, e que este homem praticamente não existia. Posteriormente, soube-se que ele recebeu a cidadania venezuelana e o governo venezuelano até lhe concedeu um passaporte diplomático.

Numa espécie de afronta tanto a Washington como à oposição pró-democracia, o regime de Maduro anunciou que Saab também fará parte da delegação oficial em quaisquer negociações com os opositores.

“Anuncio a nomeação de Álex Saab como novo presidente do Centro de Investimento Produtivo da Venezuela . Que a sua experiência ajude o nosso país a trazer investimentos e força económica do mundo”, disse Maduro num evento institucional em que o outrora procurado pela Justiça dos EUA . “Alex, confio totalmente em você”, concluiu Maduro.

Na opinião dos observadores, além das conexões que Saab fez na época com países como Turquia, Irã e Rússia, o objetivo desta nomeação é enviar uma mensagem ao chavismo e resolver o que cercou também o empresário colombiano, sua colaboração com com as autoridades judiciais dos EUA e com a própria DEA.

O analista ambiental Ricardo Ríos lembrou que este centro de investimento foi uma criação dos irmãos Rodríguez e está sob a sua área de influência. A vice-presidente Delcy Rodríguez e o presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, são dois irmãos que acumularam poder significativamente na Venezuela, em detrimento de outras figuras outrora poderosas, como Diosdado Cabello.

Na opinião de Ríos, a presença de uma figura como Saab, que fugiu às mãos de Nicolás Maduro , à frente do Centro Internacional de Investimentos Produtivos, procura gerar um equilíbrio de poder entre os fatores do chavismo.

Saab foi transformado em “diplomata” pelo alto governo chavista após a sua prisão em Cabo Verde em 2020. Ele tem investigações abertas por lavagem de dinheiro e desvio de recursos nos EUA, México e Equador, bem como no seu próprio país de origem .

As investigações jornalísticas de Armando.Info revelaram também que este polêmico empresário colocava alimentos adulterados e de baixa qualidade em suas transações comerciais para abastecer os CLAP (Comitês Locais de Autoabastecimento e Produção), mecanismo de controle social que o chavismo pôs em prática. no momento mais agudo da escassez alimentar que assolou a Venezuela entre 2015-2016.

O jornalista venezuelano Roberto Deniz, que teve de se exilar após receber ameaças pelas suas investigações sobre os casos de corrupção em torno da Saab , destacou que com este cargo o empresário colombiano terá “poder considerável”, mesmo acima de um ministro, trabalhando diretamente com o vice-presidente Delcy Rodríguez.

Já o próprio Saab ficou encarregado de divulgar nas redes sociais para “continuar ampliando a agenda de trabalho que permite impulsionar a economia por meio do desenvolvimento de projetos produtivos”.

As novas funções de Saab deixam em segundo plano o papel do Itamaraty e do próprio Ministério do Comércio Exterior , segundo analistas, e para alguns países que mantêm laços estreitos com a Venezuela, sua figura será mais atrativa para construir laços devido ao proximidade que tem com Maduro, como confirmou o próprio presidente venezuelano.