*Franklin Jorge
Quem conhece Amora Brayan sabe que ela não é mulher duas conversas nem promete dar o passo maior que as pernas. Por isso, usa sua energia em defesa da Causa Animal, que tem sido há já duas décadas a razão de sua vida; uma vida inteiramente devotada a uma causa nobre menosprezada por nossas autoridades, vereadores, deputados, prefeitos e governadores que, podendo fazer, não fazem, posto que os animais, como os idosos, são vistos pelos governantes como problemas dispendiosos e sem solução.
Consciente dessa penosa realidade, fruto do desinteresse de governantes e parlamentares e mesmo da sociedade – que não pressiona nem cobra ações necessárias em favor de animais abandonados ou em situação de risco -, Amora Brayan disputa um mandato de Deputada Estadual para se fazer ouvir em defesa desses seres esquecidos e menosprezados que não tem voz e só dependem, para subsistir com um mínimo de dignidade, da compaixão de uns poucos capazes de entender que, como os idosos, os animais também tem Direitos e precisam ser respeitados.
Amora, portanto, não precisa vociferar, prometendo ações que não passam de falatório e conversa vazia para aturdir pessoas desprovidas de discernimento e de separar a verdade da mentira, a empulhação de compromisso. Sua luta é uma só, desde sempre – continuar fazendo o que já faz há 20 anos, sem esmorecimento e sem histrionismo. Seu foco é um só: a Causa Animal. Não é escritora. Não é ambientalista. Não é Influencer. Não é falastrona. É apenas uma mulher que ama os animais, ac9olhe-os e os protege em seu Lar Temporário atualmente instalado em Pium. Sua plataforma pode se resumir em um objetivo: a destemida e denodada defesa da Causa da Causa Animal que precisa de alguém com o seu perfil para se materializar em ações fecundas. Sem falsas promessas, mas com ações como as que já executa há duas décadas, porem com uma maior abrangência que se pode estender ao Rio Grande do Norte, pois o que não lhe falta é coragem e disposição para fazer e vencer obstáculos.
Acompanho seu trabalho de perto há muitos anos e sei quanto ela representa para os animais abandonados, maltratados ou em situação de risco. Respaldada por um mandato popular, lutara pela criação de hospitais veterinários públicos e serviços de castração, vacinação e construção de abrigos capazes de atender a uma crescente demanda aue nasceu do descaso das nossas autoridades.