*José Vanilson Julião
Antes da estreia do mossoroense Brito no “Navegos” o assunto já havia sido pautado. Pura coincidencia.
Definição de caricatura: – Tipo de desenho que, definido pelos excessos, pelas formas e pelos traços deformados, apresenta uma pessoa ou situação de uma forma grotesca e cômica.
Do italiano “caricare”, significa “exagerar ou aumentar as proporções”. A partir do artista italiano Aníbal Agostino Carracci da Bolonha, que cria galeria com tipos populares (século XVII).
No Brasil a caricatura chega pelo “O Maribondo” (1822), na qual um homem corcunda é atacado por marimbondos. O desenho reflete o atrito entre brasileiros (os insetos) e portugueses (o homem).
Feitas as observações na internet são encontrados vídeos e fotos sobre o escritor potiguar. Mas a curiosidade era as caricaturas.
Um dos desenhos é do professor Carlos Augusto Lyra Martins, o primeiro apresentador do programa “Memória Viva” da Televisão Universitária (canal cinco), a primeira emissora de Natal (2/12/1972).
Uma delas, do chargista Ivan Cabral (colaborador dos extintos “Diário de Natal” e “O Novo Jornal”) é publicada na rede (segunda-feira, 26/4/2010).
O trabalho de Brito ilustra reportagem sobre a exposição “Descobrindo o Rio Grande do Norte com Luís da Câmara Cascudo” (2017).
William, Biratan, Erick Lima e outros são os ilustradores com trabalhos numa mesma reportagem bibiliográfica no site “Delfos”. William tem a mesma caricatura inserida no site “Vermelho”.
A exposição do artista plástico Ubiratan Gomes (“Bonecos & Caricaturas”) até acontece (quinta-feira 28/11/2013). No Memorial “Câmara Cascudo”.
Com caricaturas de figuras públicas. Inclusos Cascudo, a atriz potiguar Titina Medeiros e a cantora inglesa Amy Winehouse (1983 – 2011).
Disse Gomes: -O forte da mostra é o realismo que utiliza a técnica acrílico sobre tela. Uma versão diferente dos bonecos de panos tradicionais. Cada boneco tem 45 centímetros.
Uma reportagem do jornalista Yuno Silva (“Tribuna do Norte”, 18/2/2015) revela que o espólio cultural ainda não totalmente catalogado guarda caricaturas presenteadas por chargistas.
Em 2/6/2016 o Instituto Ludovicus divulga a logomarca em homenagem aos 30 anos do passamento (30/6) de autoria do pernambucano Jô Oliveira, desenhista de 50 selos postais e ilustrador de obras cascudiana para jovens.
CARTUNISTAS
Ivan Cabral (Areia Branca) começa no “Diário de Natal” (1983) e permanece 21 anos. Publicou n´O Novo Jornal até 2016. Também é membro do Grupo de Pesquisa de História em Quadrinhos (fundado em 1971), responsável pela revista “Maturi”. Autor do personagem “Mosca Zezé”, produziu ilustrações para publicidade. As charges têm sido utilizadas em livros didáticos da FTD, Saraiva, Positivo, Escala, Scipione e Fundação Padre Anchieta.
José Brito e Silva colabora: jornais “Gazeta do Oeste” (1979), “O Mossoroense”, “Dois Pontos”, “O Rio Branco” (Acre), revistas “RN-Econômico”, “Palumbo”, “Papangu”, “TV União”, “O Pasquim”, “Tribuna da Imprensa”, “Salário Mínimo” e “Tribuna Operária”. Com Laércio Eugênio Cavalcanti e Jackson Cassiano funda a revista “Tabefe”. E, por último, em “Navegos”.
Ubiratan Nazareno Borges Porto (Castanhal, 29/10/1950 – Belém, 10/11/2021) publicou sete livros de humor e tem trabalhos nos Estados Unidos, Argentina, França, Suíça, Bélgica, Itália e Holanda. Contabiliza premiações, 17 nacionais e três internacionais. Publica em “O Liberal” (1972), “A Província do Pará” (1974), “O Pasquim”, “Correio Brasiliense”.
William Jeovah Medeiros (Campina Grande, 24/6/1967) começa aos 15 no “Diário da Borborema”. Atua no mercado publicitário. É premiado em salões (João Pessoa, Natal, Fortaleza, Aracaju, Teresina, Volta Redonda, Porto Alegre, Brasília e Piracicaba). Publica em “O Pasquim”, “Última Hora”). “Traços de Trinta” é o livro que resume a trajetória.
Com técnica tradicional e diferenciada o artista plástico natalense Erick Lima, especializado na xilogravura, desenvolve atividades junto aos poetas cordelistas, também pode ser incluído.
Em seu ateliê o xilógrafo produz gravuras para ilustrações de folhetos, livros, discos, camisetas, cerâmicas decorativas, além de trabalhos sob encomenda, como retratos.
FONTE
A Crítica
Adoro Papel
Anote RN
Blog do Brito.com
Casa do Cordel
Dicionário On Line de Português
Lentes Cangaceiras
Ludovicus
Magia das Letras
Mundo Educação
Sorriso Pensante
Templo Cultural Delfos
G1/Pará
Potiguarte
William Medeiros