• search
  • Entrar — Criar Conta

Atrizes não morrem

Fundador de Navegos presta homenagem à atriz Eva Wilma, falecida aos 87 anos, muito ligada a Natal e algumas amizades já de 50 anos.

*Franklin Jorge

Eva Wilma [1933-2021] tinha laços antigos com Natal. Por causa do balé e da música quando nos visitou a primeira vez, nos anos de 1940, como não havia hotel todos ficaram hospedado, no navio, no mar.

Gostava de reconhecer o talento e de propaga-lo.

Me lembro das últimas duas vezes em que conversamos, às 5 horas da manhã, quando ela descia para deixar o hotel e ir ao aeroporto. Não dormiu, lendo, para si, em voz alta, gargalhando feliz, ao descobrir os natalenses em suas senzalas e casas grandes, capturados nas páginas de um livro para ser permanentemente relido.

Como os negros são tratados em seus textos. Que mulheres admiráveis. Quanta vida a fluir sem tropeços. São expressão de sua fina educação, da sua intimidade com as suas personagens e sua compreensão por suas origens. Sempre inteiriços em tudo suas personagens parecem à espera de um diretor.

Zara queria se apossar do livro, mas não deixei. Fiz valer o autógrafo. Mas ele se quis fazer de desentendido. Durante a peça, enquanto eu estava no palco, ele lia no camarim o seu livro. Vindo tantas vezes à cidade e não conhecíamos Natal, pois não conhecíamos a sua alma. Não conhecíamos o seu povo. Sua alma enfim desvelada.

Vc ganhou um leitor apaixonado. Zara, hoje, está muito mais interessado em conhecer escritores incomuns, escritores, com vc, que fogem ao lugar-comum. Que reinventam a literatura.

Da próxima vez vamos adquirir dois exemplares…

É pena que não tenha aceitado o convite de Zara para jantar. Nunca o vi tão interessado na obra de um escritor. Lamente que não nos tenha feito companhia. Zara teria adorado conversar sobre suas personagens. Vc teria visto quanto é inteligente e observador. Como vc, aprecia o talento…

A última vez em que nos encontramos foi em sua tarde de autógrafo, alguns anos depois desses telefonemas, quando eu já me sentava para tomar o café da manhã. Logo me reconheceu: Meu entrevistador de almas! Ficamos felizes. João Maria Alves registrou o encontro.

Foi no Midway.

Eva Wilma anunciou, O autor de O spleen de Natal!

Meu entrevistador predileto…

 

 

Em destaque, na tarde de autógrafos de Eva Wilma. Acima, outro flagrante.