*José Vanilson Julião
O comitê organizador do “Brazil meets” abre inscrição para o sexto ano do evento cultural. Informações pelas redes sociais (Instagram, Facebook e @austriabrail) para que os trabalhos possam ser selecionados pela curadoria do festival.
Enquanto isso o repórter-fotográfico e autor interprete do cotidiano visual potiguar, João Maria Alves, relata o sucesso anual do quinto Festival de Cultura Brasileira (17/19/2021), realidado na Cidade das Artes (Palácio Lodron), na Haupplatz, na histórica cidade medieval de Gmünd, no estado austríaco da Carintia.
Evento idealizado pela jornalista ceará-mirinense Verônica Schell, fundadora da Associação Cultural ÁustriaBrasil. A abertura aconteceu numa sexta-feira com o prefeito Josef Jury (vice-presidente do parlamento), senhora Heidemarie Penker (presidente da associação cultural local), Günther Novak (representante do governador), Peter Kaiser (Secretaria de Cultura), Heider Penker e o embaixador José Antonio de Carvalho.
Logo depois do cerimonial (Daniela Santos) o espetáculo começa com concerto da Família Pádua e Marco Antonio da Costa (Clube do Choro de Viena). “A Viagem Musical pelo Brasil” insere samba, forró, choro e Bossa Nova. Segue apresentação “multivisão” com o músico esloveno Lado Jaksa.
Mais apresentação de danças com Anderson Dionísio Dido (passista da Mangueira e solista do teatro municipal carioca), além Simone Xavier, Verônica Shell & Pierre do Vale (Natal). A noite de festa continua com “vernissage” dos artistas e fotógrafos: Emídio Bastos, Everaldo Leocádio, Fábio de Ojuara (Ceará-Mirim), Jandir Reis, João Maria Alves e Eduardo Alexandre Garcia (Natal) e Lorena Kallahan.
Encerra com degustação de comida brasileira e representante dos povos indígenas na Europa, Geise Perrelet (Parintis/Amazonas), com “conselhos importantes” sobre o tema.
No domingo (10 ao meio-dia) oficina de música com Antonio de Pádua e família. São trabalhados diferentes estilos de música brasileira com foco na harmonia, ritmo, fraseado, significado melódico e estilístico, além de exercícios práticos para ampliar os “horizontes musicais.”
Abaixo, vídeo do evento