• search
  • Entrar — Criar Conta

Brasil acorrentado

O Brasil se vê acorrentado por uma inércia história que o condiciona, incapacitando sua força natural. Como o país poderá livrar-se dessa corrente que arrasta?

*IF Brasil

[email protected]

O Brasil possui todas as condições necessárias para ser um país em que todos vivam com dignidade e também para tornar-se uma potência mundial, mas isto não acontecerá por um determinismo cósmico; ao contrário, é uma missão, um dever, uma escolha, e não um destino previamente traçado. Alcançar este objetivo exigirá esforços enormes de todos os brasileiros, durante várias gerações. Sabemos disso porque as características de uma ferramenta indicam a sua função precípua: enxadas servem para carpir e bisturis servem para fazer incisões cirúrgicas, canetas servem para escrever e livros são para serem lidos. Assim, nossos potenciais naturais e humanos nos apontam aonde devemos chegar e o que fazer para chegar lá.

Conhecemos razoavelmente os nossos potenciais, mas sabemos igualmente que alguns fatores são mais importantes do que outros para atingir os objetivos desejados. Para um país, um desses fatores são os padrões coletivos de pensamento, de sentimentos e de ações; outro fator importante é o modelo de Estado adotado. Estes dois fatores estão profundamente relacionados. Há uma forte interação entre eles, de tal modo que as alterações que ocorrem em um afetam significativamente o outro. As influências mútuas podem ocorrer imediatamente ou, então, lentamente, mas sempre farão sentir seus efeitos na proporção direta da sua importância.

A ênfase na grandeza sonolenta do Brasil é um adágio popular que, de certa maneira, corresponde à realidade. Parte expressiva deste fato é consequência do modelo de Estado adotado desde a nossa independência. Pode-se dizer que a Sociedade Brasileira tem sido um gigante acorrentado, cujas cadeias são o Estado, há tanto tempo, que entorpeceu suas forças. Para o gigante acordar deste sopor é necessário alterar o modelo de Estado adotado.

Ainda que se afirme, lavrando com letras douradas em magníficos pergaminhos, que o Brasil é uma República Federativa, a realidade se impõe e percebe-se com clareza meridiana que o aspecto federativo, se existe, apresenta apenas um frágil traço de uma autêntica federação. Urge alterar o modelo de estado, transmutando-o em um Estado verdadeiramente federal, caso estejamos conscientes e desejemos cumprir com a nossa missão.