• search
  • Entrar — Criar Conta

Calor e a insolação em gatos

O que precisa ser levado em consideração para que os gatos não sofram insolação.

*La Nacion

[email protected]

 

A onda de calor em Natal tem me deixado com maior atenção em relação aos meu gatos. Semana passada, Kino estaca ofegando igual a um cachorro, por conta do calor! A língua se mexia rapidamente, como um cachorro ofegante. Incrível que um gato fique assim, porém o calor o deixou assim.

Resolvi procurar na Internet meios para aliviar o calor felino e encontrei esse artigo do jornal argentino La Nacion.

***

 

Com a onda de calor que atinge o país, com as temperaturas a subir até aos 43 graus em algumas províncias, os animais são o principal foco de atenção de muitos. Assim como os humanos, os ambientes frescos contribuem muito para tornar os dias sufocantes mais agradáveis, mas no caso dos gatos, algumas indicações extras devem ser levadas em consideração que ajudarão o pet a se sentir protegido dos raios solares .

Com vários dilemas para resolver para que os gatos fiquem confortáveis ​​e protegidos dos dias de calor extremo, LA NACION contatou a veterinária Leila Peluso (MP 14072)

Em primeiro lugar, Leila esclareceu que os gatos sofrem com o calor , embora não de forma excessiva como os cães. “Os gatos, assim como os caninos, sofrem com o calor, mas não demonstram tanto quanto eles, que ofegam diante das temperaturas excessivas como forma de se proteger e assim perder calor corporal. No caso dos gatos não é normal eles ofegarem, então se o fizerem significa que estão sofrendo de insolação e é preciso ter muita atenção hoje em dia ”, explicou.

Principalmente em relação aos gatos, Leila ressaltou que os ambientes da casa onde eles estão devem ser ventilados e indicou que a água deve ser fresca para uma hidratação adequada. “Algumas medidas que podem ser levadas em consideração são ter um ambiente fresco, ventilado, com ar ou não com a janela aberta, mas cuidando para que o ar circule bem. Outra dica é molhar uma toalha ou cobertor e colocar no chão, isso faz com que os gatos se sintam atraídos e se refresquem ”, disse.

Por sua vez, a hidratação é um ponto chave tanto para humanos quanto para animais. No caso dos gatos, as tigelas de água devem ser trocadas constantemente e, em casos particulares, pode-se adicionar um cubo de gelo para refrescar ainda mais o líquido . Em relação à alimentação, Peluso afirmou que “o consumo de alimentos secos pode diminuir nos dias de hoje” e como opção podem ser acrescentados ao menu “ alimentos húmidos ou frescos como o atum ”.

Quais os sintomas de insolação em gatos?

Preservar a integridade física dos nossos animais de estimação é uma das principais tarefas durante o verão. Assim, algumas questões devem ser levadas em consideração para detectar se nosso animal de estimação apresenta algum problema de saúde em decorrência das altas temperaturas.

“Alguns sinais que causam insolação são tonturas, vômitos, diarreia, desorientação e convulsões que podem causar a morte do animal”, resumiu o veterinário, que enfatizou ventilar os ambientes e fornecer ao animal os elementos necessários para evitar um mau momento.

Por fim, numa questão que inclui também os cães, garantiu que os pelos do animal não devem ser cortados nestes períodos: “Não é recomendado cortar os pelos dos animais, sejam cães ou gatos, pois os pelos geram uma camada isolante de o clima externo e assim evitar que os raios penetrem na pele ”, concluiu.