*Da Redação
A Editora Feedback está lançando canecas personalizadas, assinadas por grandes artistas. Mantenedora da revista Navegos, lançada experimentalmente em agosto do ano passado. A revista digital colaborativa é um dos produtos da editora que já lançou oito títulos de autores locais, entre os quais Edilson Alves de França (Teoria e Prática do Direito Eleitoral), procurador federal regional aposentado; Marcelo Alves Dias (Ensaios Ingleses, Crônicas Inglesas e Códigos Ingleses, Maria Antônia Barbosa de França (Pão dos Corpos) e, de Franklin Jorge, O Livro dos Afiguraves, todos com a tiragem esgotada.
Nessa primeira etapa estão sendo lançadas canecas em tiragens limitadas assinadas por artistas como Iaperi Araujo, Etelânio Figueiredo, Fernando Gurgel, Vilma Pasqualini, Rejane Batista, Vicente Vitoriano e Ruth Aklander, a serem comercializados em loja virtual instalada em Navegos sob a supervisão de Janilson Sutero.
A loja comercializará, além das canecas exclusivas, livros impressos e e-books, camisetas, bolsas e sacolas com reprodução de obras de nossos artistas. Dos e-books estão programados para breve lançamento obras de Iaperi Araújo Na Capital de El Rey, novela pseudo-histórica que se pode definir como uma espécie de Decameron potiguar, por seu caráter fescenino; de Franklin Jorge, que lançará em versão digital livros seus já esgotados e de difícil acesso, como O Ouro de Goiás, O Livro dos Afiguraves e Fantasmas Cotidianos, dum gênero que os franceses chamam de “carnets”, contendo insight criativos do autor, como anotações sobre suas leituras, impressões, pequenos textos memorialísticos e traduções de alguns poetas seus prediletos.
Um dos objetivos da Editora Feedback é aproximar o público do acervo cultural do escritor Franklin Jorge, editor de Navegos, sob a forma de oficinas de jornalismo cultural, exposições de arte e de documentos de sua coleção particular e de novos artistas, além de peças artesanais e a realização de oficinas de Leitura e Jornalismo Cultural. As exposições serão montadas segundo um conceito especialmente criado que mostrará a um tempo as obras e o processo criativo do artista em foco. A primeira edição de O Livro dos Afiguraves seguiu esse modelo que já está sendo reproduzido por outros escritores e artistas.
Revelará, ainda, e tornará acessível ao público em geral o acervo que constitui o Instituto Franklin Jorge (em organização), amealhado e mais de 50 anos, do qual fará parte, além de manuscritos pessoais sua correspondência com grandes artistas e escritores brasileiros e estrangeiros, como Ferreira Gullar, Luís da Câmara Cascudo, Walmir Ayala, Thiago de Mello, o modernista Cassiano Ricardo, Meyer Filho, Maria Luisa Levinson e Lionel Andeller; obras de artistas brasileiros, dentre os quais Madé Weiner, que fez doação de sua última (literalmente) série produzida, inspirada em sua infância em São Vicente; com isto ela pretende encerrar definitivamente suas atividades como artista plástica. O conjunto doado será inicialmente transformado em e-book e comercializado pela Feedback através de sua loja virtual. Todos os e-books produzidos pela Feedback terão concepção gráfica do designer e quadrinhista Marcos Garcia, colaborador de Navegos.
Segundo palavras do criador desse empreendimento, escritor e jornalista Franklin Jorge, “nosso objetivo é intervir de maneira positiva na Cultura do Rio Grande do Norte e produzirmos a um tempo História, corrigindo lacunas e equívocos de instituições culturais geridas pelo oficialismo”.
Abaixo, reproduções de canecas com estampas criadas por Iaperi Araujo, Etelânio Figueiredo, Fernando Gurgel e Franklin Jorge, que já se encontram à venda. Os interessados devem entrar em contato com Janilson Sutero através de e-mail [email protected] e celular 84 9 9852-8610 (WhatsApp). Em Natal, as obras podem ser entregues em domicilio. Para outros estados será acrescido o frete. As aquisições podem ser feitas via transferência bancária e boleto bancário. Cada caneca com tiragem limitada custa R$ 45, sendo que a aquisição de quatro peças pode ser parcelada em duas vezes.