• search
  • Entrar — Criar Conta

Clark Ashton Smith chega ao Brasil em livro inédito

Colaborador de Navegos, pesquisador em Quadrinhos, mostra-nos que os amantes do gênero de Terror tem muito o que celebrar com essa publicação.

*Renato Medeiros Jota

[email protected]

Já faz tempo que pretendo abordar o assunto a respeito da produção das pequenas editoras com nicho especifico como a literatura de terror. Essas editoras vêm se tornando uma seara de inovação ao publicar autores e obras que raramente seriam impressas pelas grandes editoras do país. Principalmente no que diz respeito a autores de terror que mal vieram a ser impressos no país como Howard Phillip Lovecraft ou que são inéditos como Arthur Machen, William Hope Hodgson, Robert Erwin Howard, Clark Ashton Smith entre outros.

A respeito de Clark Ashton Smith e seus contos nunca foram publicados até onde saiba no país. Essa lacuna durou até agora com o anuncio do livro de contos de Clark Asthton Smith “Além da imaginação e do tempo”, que está no Catarse, e já atingiu mais 120% de arrecadação mostra que esses impressos tem enorme receptividade pelo público leitor e o sucesso do projeto. A editora Clock Tower através de seu editor Denilson foi responsável pelo resgate de autores e obras que não eram prestigiados pelas grandes editoras do mercado. Foi pela visão de vanguarda de Denilson editor da Clock Tower que trouxe pela primeira vez, através de colaboração de leitores interessados, o livro reunindo os contos mais relevantes do escritor norte americano H.P. Lovecraft.

Depois desse feito da Clock Tower lançando os contos mais relevantes de Howard Phillip Lovecraft, a Editora Clock Tower também buscou resgatar e publicar outros autores negligenciados no país como Robert Erwin Howard criador do Conan e de outros personagens como o puritano Solomon Kane, Kull o conquistador, Bran Mak Morn. A Proposta inovadora de Denilson é maravilhosa, pois através de sua editora continua no ineditismo e trouxe o autor escocês Arthur Machen responsável pelo blasfemo, misterioso e medonho conto O grande deus Pan e O povo branco. Autor este, que vem sendo descoberto e reapresentado para o público leitor do século 21.

Considerando todo esse histórico de publicação a Editora Clock Tower lançou a campanha no Catarse do livro já citado acima Além da imaginação e do tempo. Isso é mais uma forma de mostrar como o resgate desses autores é importante e imprescindível para o público leitor. Não desejo abordar aqui o tema dos motivos do país ter poucos leitores, porque os motivos são claros, pelo menos para mim, mas tenho o interesse de me centrar naquelas pessoas que leem e consumem livros e que sentem necessidade de conhecer novos escritores (tudo bem nem tão novos assim), mas desconhecidos para o público leitor brasileiro e sabendo disso a Editora Clock Tower tem justamente a intenção de suprir essa lacuna editorial no pais.

Para quem desejava conhecer a obra de Clark Ashton Smith só tinham as opções de edições em inglês disponíveis na Amazon para comprar. O livro poderia ser adquirido na forma física ou em indle para a leitura ressaltando que as escolhas dos contos obedeciam a gostos particulares alheios aos leitores brasileiros. Vale ressaltar que essas edições na realidade eram coletâneas de contos e poemas que muitas vezes atendiam ao gosto do leitor de língua inglesa e não leva em conta uma seleção previa com o intuito do público brasileiro o que torna às vezes uma leitura difícil para quem não esta familiarizado com a língua norte americana. Entretanto, para quem tem facilidade com leitura em inglês sugiro uma seleção interessante da editora Pinguin classics “The Dark Eidolon and Other Fantasies” que é uma ótima entrada para quem deseja conhecer a obra de Clark Ashton Smith.

Contudo, melhor do que essa coletânea é a que está em Catarse, pela Editora Clock Tower na qual está na reta final e sugiro a quem gosta de literatura com diferenciada e de terror apoiar essa obra. Meu testemunho está na experiência que tenho como leitor das publicações da Editora Clock Tower. Pois é notório a dedicação e esforço dessa editora pioneira para trazer autores de terror e horror que nunca foram prestigiados pelas editoras brasileiras. Desse modo, é certeza o primor da edição publicada pela Clock Tower e sua dedicação ao material fonte.

Sua especialização nesses autores desconhecidas é o que a diferenciada das demais editoras, pois sempre conta com uma introdução magnífica de um pesquisador especialista no assunto analisando os pormenores da obra em questão. Além disso, a edição conta com prefácio, biografia do autor e acabamento bem feito, contendo papel polém, levemente amarelado, que ajuda na leitura. A seleção cuidadosa de contos feita com primor e esmero por quem entende, leva em consideração escolhas que tenham a ver com o público leitor do país. Dentro da edição encontraremos também poemas e cartas de correspondência entre escritores como Lovecraft e Clark Ashton Smith revelando muito sobre o método de criação e inspiração dos contos dos dois autores. Desse modo, se fosse mais conhecido, nem seria preciso ressaltar a importância de Clark Ashton para a literatura de terror e do sobrenatural e como a publicação de “Além da imaginação e do tempo” é de importância impar para a literatura universal.

Acredito que a publicação é mais importante ainda, para quem é de letras e estuda sobre o gótico e literatura de terror. Vale ressaltar, a grande contribuição para o universo dos mitos de Cthulhu elaborada por Howard Phillips Lovecraft como importante para desenvolver conceitos para o autor de Providence, numa comunhão de irmandade entre pares de escritores criativos sobre o gênero. Clark Asthon, também foi responsável por criar um Livro igualmente maldito chamado livro de Eibon seguindo o exemplo de Lovecraft ao criar o famoso livro Necronomicon de autor fictício, o árabe Abdul Alhazred. Como se não bastasse, criou monstros que foram mencionados por Lovecraft em seus contos como Tsathoggua entre outros monstros como Mordiggian, Shaikorth, Aforgomon, Rlim.

A literatura de terror e os leitores do gênero têm motivos de sobra para celebrar essa publicação inédita do escritor Clark Asthon Smith. Muito mais porque podemos ter certeza que a Clock Tower trará obras desse autor até então inéditas no país como a que está no catarse. Recomendo todos apoiarem essa publicação no Catarse (  ) e adquirirem as demais publicações da Editora Clock Tower (sitelovecraft.com). Por fim, desejo a todos que se cuidem e protejam-se, um abraço a todos.