• search
  • Entrar — Criar Conta

Começou o apagão do PT (Editorial, 15/08/2023)

Bem-vindos à edição de hoje, terça-feira, 15 de agosto de 2023, de Navegos, sua revista eletrônica independente, a serviço da informação descentralizada, da crítica e do entretenimento. Boas leituras!

*Da Redação

[email protected]

A coisa está ficando, literalmente, preta!

Hoje pela manhã o Rio Grande do Norte sentiu a falta de luz do governo federal e do governo estadual, ambos petistas.

Um apagão, como nunca se viu, prejudicou e continua a prejudicar lares, abastecimento de água e o trabalho do potiguar.

Enquanto isso, o Brasil compra energia da Venezuela, em outras palavras, o presidente Lula está fazendo doação para os venezuelanos.

Esse apagão é simbólico e a tendência é de que se torne frequente: um apagão na manhã desta terça-feira (15) afetou diversos estados brasileiros, de acordo com a Neoenergia Cosern. Segundo a equipe, a queda de energia se deu devido a uma ocorrência de “grande porte” no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A queda durou poucos minutos em alguns locais, outros permanecem sem energia, de acordo com relatos das redes sociais, como em bairros da Zona Oeste e Zona Norte.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que devido a interrupção no fornecimento de energia elétrica, alguns semáforos estão apresentando problemas. “A secretaria solicita aos motoristas que redobrem a atenção enquanto dirigem. Agentes de Mobilidade Urbana e equipes de manutenção estão mobilizados para minimizar os transtornos”.  A Enel, empresa global do mercado de energia, informou que registrou interrupção de parte da sua carga nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema. “Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, disse em nota.

Supensão

Em Santa Cruz, a Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA), informou os estudantes sobre a suspensão de atividades, bem como imprevisibilidade de retorno nesta terça-feira (15), devido a ausência de fornecimento de energia na unidade acadêmica e no município.

Nessa edição de Navegos, os colunistas e seções (clique nos nomes para ir direto ao artigo): Alexsandro Alves, Percival Puggina, Luiz Philippe de Orleans e Bragança, Diário de Cuba e Rússia Beyond. Desfrutem.