• search
  • Entrar — Criar Conta

Como estão os bolsonaristas?

Como estão vivendo os protagonistas do bolsonarismo hoje? Homens e mulheres que marcaram a política recente do país, após 2022, o que mudou?

*Alexsandro Alves

[email protected]

 

Michelle Bolsonaro

A ex-primeira-dama está muito bem. Ademais sobre os indícios de participação no suposto caso das joias, que atormenta seu marido, ela assumiu um lugar de protagonismo na política e cada vez mais confirma sua aptidão para a presidência do Brasil.

Flávio Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Jair Renan

Estão com a cabeça à prêmio! Mais cedo ou mais tarde, por qualquer “ai”, serão presos. O menos encrencado é o 01. O 02 parece que largou as redes sociais…

Bia Kicis

Faz parte da tropa de choque do bolsonarismo, e é mais uma mulher a está bastante confortável politicamente. “Politicamente nós não temos nada a comemorar, essa que é a verdade”, defendeu ela no Plenário da Câmara sobre o dia 7 de setembro.

Julia Zanatta

Amiga íntima do clã. Ganha cada vez mais visibilidade. Parece que o bolsonarismo sobrevive bem entre as mulheres.

Damares Alves

Outra bolsonarista que está muito bem, apesar de alguma perseguição política. A senadora é uma das mais atuantes e dignas figuras políticas do Brasil hoje.

General Braga Netto

Quase preso. Mas foi absolvido das muitas acusações que pesavam sobre ele. Está quietinho, com medo da esquerda democrática, como a maioria dos generais. Sem dúvida, espera o aumento de 9% no salário.

General Hamilton Mourão

Se elegeu ao Senado pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, com 2.593.229 votos, já distante do bolsonarismo.

General Paulo Sérgio Nogueira

Outro general que se borrou nas calças. Há inúmeras acusações contra ele. Possivelmente escapará de todas, diferente dos civis que estão sendo condenados a 17 anos de cadeia e multa.

General Augusto Heleno

Em depoimento na CPI dos supostos atos “antidemocráticos”, disse (sem bater na mesa, quase uma delicada flor do Sul): “Não estive nenhuma vez no acampamento, eu conhecia de fotografia. Acredito que era um local sadio, com muitas orações, onde as pessoas se reuniam para conversar de assuntos políticos. Mas não sei como era a organização deles, como se resolviam com comida, assistência. Tinha muitas crianças, mulheres”, disse na ocasião.

Anderson Torres

Já estava encrencado antes do 08/01 por conta de suposta participação em comércio de animais silvestres. Está nas mãos da Justiça.

Paulo Generoso

Está sendo acusado, em vários crimes, por “indícios clássicos de lavagem de dinheiro”.

Silvanei Marques

O ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi preso pela Polícia Federal, por suposta interferência no segundo turno em 2022.

Luciano Hang

Aliado de Bolsonaro durante os quatro anos de mandato, demonstrou ser uma espécie de militar: se bandeou, por meio de um vídeo, para a esquerda. Foi declarado inelegível por ter usado a Havan para angariar votos. E para completar, está sendo investigado pelos chamados “atos antidemocráticos”.

Silas Malafaia

Este está mais calado. Não notamos mais sua voz ensandecida vociferando contra tudo e contra todos. Mas, dia desses, voltou a sua velha forma, temporariamente. Em um vídeo, afirmou sobre o ministro do STF, Alexandre de Moraes: “Ditador Alexandre de Moraes, a sua casa vai cair”, afirmou. Deus te ouça, ao menos essa vez. Em um outro vídeo, chamou os generais de “frouxos”.

Antonio Galvan

Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antonio Galvan concorreu no ano passado a uma vaga para o Senado Federal pelo Mato Grosso pelo PTB, mas perdeu. Sua atual situação não é das melhores. Está investigado em vários processos, pode ir preso, sobretudo pelos atos de 08/01.