*Francisco Alexsandro Soares Alves
Para quem é amante da ópera, três excelentes notícias! A primeira é que hoje, 25 de julho, estreia a edição de 2022 do Festival Wagner de Bayreuth. Até o dia 5 de setembro, os dramas musicais e óperas do Mestre alemão serão executadas em seu teatro, a Casa dos Festivais de Bayreuth, hoje presidida pela sua bisneta, Katarina Wagner. Esse festival é o que marca o início dos festivais de verão de música na Europa. Dedicado exclusivamente ao culto e às obras de Wagner, é o festival de música mais concorrido de mundo: não há bilheteria no teatro e para conseguir um ingresso, o pretendente deve esperar em uma lista de reservas durante 07 a 10 anos.
A outra novidade é que a temporada 2022-2023 do Metropolitan Opera de Nova Iorque (Met), acaba de ser anunciada e, para quem deseja um festival mais diversificado do que o de Bayreuth, sem dúvida essa temporada do Met é a melhor escolha – além dos cinco maiores mestres do gênero: Mozart, Wagner, Verdi, Richard Strauss e Puccini, marcarem presença com produções espetaculares e, muitas vezes, tradicionais, como de costume em Nova Iorque, o Met também encenará obras de compositores modernos: Shostakovich, Britten, Poulenc, óperas bel cantistas de Bellini e Donizetti e duas estreias: a ópera “O Campeão”, de Terence Blanchard e “As Horas”, de Kevin Puts, baseada na obra de Virgínia Woof “Mrs. Dalloway”, estas duas óperas lutam hoje para marcar o repertório tradicional e têm outro ponto em comum: suas histórias já foram adaptadas antes para o cinema. O que é um sinal de nossos tempos. Antes, as óperas eram baseadas em mitologias ou romances, hoje, cada vez mais, cresce o número de óperas adaptadas de obras cinematográficas. Eu não conheço nenhuma dessas obras, nem a de Blanchard nem a de Puts, porém conheço os filmes em que foram baseadas e, em um olhar rápido, diria que a obra de Blanchard é bem dentro do gosto estadunidense, enquanto a de Puts sem dúvida é para o gosto europeu.
Porém a melhor novidade vem agora. Não é todo o mundo que pode viajar para Nova Iorque ou para Bayreuth para assistir ópera. Então, Deus ouviu nossas preces silenciosas, nossas “preguiere” e mandou sua benção em forma de tecnologia. Se você, assim como eu, não estará em um dos 3850 lugares do auditório do Met ou dos 2000 da Casa dos Festivais, vendo e sendo visto, para mandar fotos para as redes sociais, você pode permanecer na sua casa, no conforto de sua poltrona na sala de estar, enquanto carros e cachorros importunam seus ouvidos, aproveitando todo esse conteúdo via streaming! Sim! Para ter acesso ao conteúdo do Met, acesse o site do teatro e assine o serviço The Met: Live in HD. E para nós, wagnerianos, a benção é dupla! Evidentemente, é Wagner. A Rádio da Baviera: https://www.br-klassik.de/index.html, transmitirá, no dia 25 de julho e de 31 de julho a 08 de agosto, a programação do festival. Sendo que a transmissão do dia 05 de agosto, o drama musical “Crepúsculo dos Deuses”, será em vídeo. Mas se você desejar um serviço mais robusto e totalmente em vídeo, você precisa assinar o streaming da Deutsche Grammophon (DG). A secular DG é a mais tradicional gravadora de música erudita do mundo e seu serviço de streaming, o melhor no ramo, transmite a cada ano, desde 2015, o Festival de Bayreuth! Por um preço módico, podemos ver todas as produções da Casa dos Festivais. E a temporada de 2022 é ainda mais especial porque teremos uma nova produção do Anel dos Nibelungos. E ainda mais: como em Bayreuth os intervalos são longos, a DG sempre prepara uma grande gama de especiais: entrevistas com o elenco, com Katarina Wagner, bastidores e entrevistas com o público, além de passeios pelas cercanias do teatro.
Um último lembrete para os wagnerianos. Não se esqueçam da salsicha, do pão e do champagne. Nos intervalos do festival, como é de costume, o público se delicia com pão recheado de salsicha acompanhado de uma taça de espumante. Então, corra para o Nordestão e pegue seu espumante, sua salsicha e seu pão. E quando a DG Streaming mostrar aquelas senhoras chiques e aqueles senhores esnobes comendo um cachorro-quente com espumante, aquele sentimento de irmandade se formará e você saberá que realmente está em Bayreuth. É assim que eu faço.