• search
  • Entrar — Criar Conta

Como lidar com pessoas tóxicas

Colaborador de Chabad.org nos ensina a lidar com pessoas negativas que contaminam as relações com energias que nos abalam e desanimam.

*Simon Jacobson

[email protected]

Todos nascemos como seres puros, mas as experiências da vida podem produzir bastante negatividade numa pessoa. Embora ninguém tenha a alma tóxica, seu comportamento e atitude podem ser. Devemos sempre ver o que há de bom nas pessoas, mas também devemos usar discernimento ao escolher com quem vamos passar o tempo. Há pessoas que podem ser tão negativas que nos arrastam até seu mundo negativo. Como podemos lidar com uma personalidade ou um comportamento negativos sem perder nossa própria dignidade e compostura?

Determine se você tem ou não que lidar com a situação – Escolha as suas batalhas. Não podemos resolver todos os problemas da vida. Você não quer entrar numa situação na qual se torna tão drenado pelo esforço que fica incapaz de ajudar alguém. Devemos aceitar que por mais que queiramos ser úteis, nem toda pessoa que anda em nosso caminho é problema nosso. Se você sente que não pode atingir nada, ou se a pessoa está realmente causando dano à sua saúde, psique ou paz de espírito, talvez seja uma pessoa com a qual você não deve se envolver. Você pode apenas ajudar alguém que deseja ajudar a si mesmo.

Se você deve lidar com uma personalidade tóxica,

reaja somente de maneira saudável – Há situações nas quais você não tem escolha, seja com um membro de família, colega de trabalho, ou alguém que você não pode evitar. Quando você testemunha algum comportamento tóxico, deve evitar reagir numa maneira que também seja tóxica. Confira as suas próprias emoções. Algumas personalidades tóxicas podem realmente apertar botões e nos deixar furiosos.

Se você está numa situação sensível é melhor dar um passo para trás e não se deixar imergir e se envolver nela. Você precisa estar ali para ajudar, não para se tornar parte do problema. Com frequência o que acontece é que ambas as partes atiram flechas venenosas, e isso se torna um círculo vicioso. O vai e volta do comportamento tóxico compõe a negatividade. Faz sentido tentar enfatizar com a pessoa tóxica, mas nunca ao custo de perder a si mesmo. É importante que você não se torne um facilitador, um salvador, ou um ajudante. Essas são todas as reações patológicas à toxicidade. Você pode se proteger estabelecendo limites certos; reagindo com dignidade.

Pessoas saudáveis trazem ar fresco a um ambiente tóxico -Ao lidar com uma personalidade tóxica, você não apenas precisa desenvolver uma maneira de se imunizar, mas trazer ar fresco à cena. Por exemplo, você tem um parente que é sempre negativo e está falando negativamente na sua presença, e você tem de manter sua calma e sempre dizer algo positivo como: “Não vejo dessa maneira. Enxergo como um elemento positivo…”

A pessoa pode discutir com você, mas você deve manter firme sua opinião. Assim como uma pessoa tóxica sempre expele negatividade, a pessoa saudável sempre traz energia positiva à situação. O comportamento saudável é a melhor maneira de repelir, neutralizar e por fim enfraquecer a toxicidade. Estabelecer um exemplo saudável dá à pessoa de atitude tóxica um padrão a imitar ao qual ele ainda não foi exposto.

Uma alma jamais é tóxica. Mas as pessoas podem ter experiências de vida que as tornam muito furiosas e ressentidas. Isso não justifica seu comportamento. Temos de tentar nos conectar com a parte pura da alma daquela pessoa e provocar nela ou nele uma maneira de encontrar positividade. Tente ajudá-lo a se reconstruir encontrando algo a que ele possa se apegar, como as coisas que ele aprecia fazer e poderia ir para casa se sentindo orgulhoso por aquilo.

Como foi declarado, isso exige cuidado, empatia e limites. Você faz o que deve fazer e então se volta ao seu Poder Mais Alto para fazer o restante. Você somente pode fazer o seu melhor – no final a pessoa deve estar disposta a ajudar a si mesma.