• search
  • Entrar — Criar Conta

Conversando com Maria Tereza Barreto de Oliveira

Professora UFRN, a professora Maria Teresa Barreto de Oliveira é motive de orgulho para a sua terra, que engrandeceu com o seu trabalho e dedicação aos estudos especializados

*Carlos Frederico Lucas

Nascida em Sítio Novo em 1957,  viveu Maria Teresa Barreto de Oliveira apenas o primeiro ano da sua vida no interior, quando os pais decidiram vir residir na capital.

Teve uma infância alegre,  sendo estimulada desde cedo à  leitura por meios do uso de livros infantis retirados para empréstimos nos fins de semana. Durante as férias, a maior alegria era ir para o interior, onde passava férias na sua terra natal, cercada de tias, irmãs da mãe, assim como das tias avós.

Eram dias de muitos folguedos, sem esquecer das brincadeiras entre as plantações de algodão , e os passeios pela feira multitudinária que se instalava muito cedo na rua principal da cidade.

Em uma dessas ferias, teve a alegria de presenciar uma turma desses estudiosos,  exploradores de geologia e geógrafos, que iam estudar algumas rochas da região e isto lhe despertou a fez mais curiosa ainda.

Embora ainda criança, tratou de acordar cedo, tomar café e pedir para ir com eles na exploração , mas logo foi avisada que  aquilo não era coisa para uma criança. Já gostava de coisas diferentes e essa negative resultou em uma grande decepção  para ela, que nunca iria esquecer a fisionomia de olhos azuis e bem risonho de um dos estudiosos, que para ela e disse-lhe: Uma hora você vai!

Muitos anos depois ela descobriu através dele mesmo quem era esse simpático senhor, simplesmente o Professor Dr. Joel Dantas . Foi um encontro cheio de emoção.

Em Natal, cursou seus últimos anos de cientifico no colégio Marista  e decidi prestar vestibular  em 1977 para o curso de  Ciências Biológicas , ingressando naquele mesmo ano na UFRN.

Decidiu  nos últimos anos da graduação  ser microbiologista e se dedicar ao estudo dos fungos patogênicos, uma vez que a disciplina na qual foi recebida para bacharelado, a Microbiologia era totalmente voltada para a área médica.  Terminando o curso de graduação em 1980,  preparou-se  para um eventual concurso  publico,  que veio somente ser realizado  em 1982, tendo sido  aprovada em primeiro lugar e contratada em 1983.

 

Atualmente é  Professora Titular da UFRN, na disciplina de Microbiologia, tendo dado  continuidade aos estudo da Micologia Médica e ambiental , participando de projetos científicos  de pesquisa na área da  Micologia Médica. Participou em 4 momentos como coordenadora de grupos em projeto de Extensão, assim como coordenou grupos no Trilhas Potiguares, com ações  variadas entre regiões de sertão e litoral, com participação local de gestores, professores e visitas técnicas.

Ate o presente momento, leciona no centro de Biociências para diversos grupos das áreas  médica e paramédicas.

Como pessoa humana, gosta da vida, das surpresas dos dias, mesmo que sejam árduas, assim aprendemos bem melhor a raiz das coisas que nos cercam. Confessa viver em paz consigo mesma. E sente que cumpri grande parte do que propus fazer na  vida, mas o que não pude cumprir, ficará para uma próxima vida e assim tudo se completa. Dos pais herdei o amor à vida, a força de lutar por seus sonhos e a fé que a mantém viva e atuante em favor da coletividade.

Em destaque, a profa. Maria Tereza Barreto; acima, exposição Café e bordados, organizado pela professora em Nísia Floresta.