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Der Fotograf von Padre Paulino

O fotógrafo alemão que retratou a escravidão no Brasil.

*José Vanilson Julião

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Pela data de chegada do germânico Alberto Henschel (Berlim, 13/6/1927 – Rio de Janeiro, 30/7/1882), primeiro no Recife ( 27/5/1866), e retorno a Europa (1867) a imagem é registrada neste período.

Desembarca do no navio modelo patacho hamburguês “Catherine Jane” bem depois da estadia do religioso no seminário de Olinda (até meados de 1845), assim como antes do passamento do padre João Paulino Pinto de Aguiar (São José de Mipibu, 1812 – 1878).

 

Uma embarcação modelo patacho

 

Inicialmente se estabelece no ateliê de Júlio dos Santos Pereira “Diário de Pernambuco, 18 de junho).

Ele está acompanhado do compatriota Karl Heinrich Gutzlaff, com quem se posteriormente se associa em estúdio com endereço na Rua do Imperador.

Primeiro como “Alberto Henschel & Cia” e depois “Photografia Allemã.” Com sede no Largo da Matriz de Santo Antônio (DP, 2 de outubro).

Depois está na Rua Nova (antiga Barão da Vitória).

Ao retornar ao Brasil abre filiais em Salvador, Rio de Janeiro (1870), em parceria com Francisco Benque, e São Paulo (fevereiro de 1882).

Com o sucesso é nomeado fotógrafo oficial da corte imperial (1874). Expõe na Academia de Belas Artes (1872 e 1875).

 

Leia mais aqui.

Die Fotografien

 

Constantino Barza e Alberto

 

Feirante

 

Dom Pedro II

 

Henschel se especializou em fotografias que retratavam escravos

 

FONTES/IMAGENS

Brasiliana Fotográfica

Enciclopédia Itaú Cultural

Escritório de Arte

Instituto Moreira Salles

Pernambuco.com