• search
  • Entrar — Criar Conta

Descendência do estrangeiro intendente em São José do Mipibu

José Vanilson Julião retorna à revista e escreve sobre fatos do município de São José do Mipibu.

*José Vanilson Julião

[email protected]

 

Após quase três meses de “interregno”, por questões de ordem técnica alheia à vontade do fundador Franklin Jorge e do editor Alexsandro Alves, a revista e “Navegos” volta a publicar artigos exclusivos de sites estrangeiros e de colaboradores nacionais, em especial colunistas potiguares.
FJ insinuou para que escrevesse um comentário sobre este feliz e necessário retorno do site. Baseado nos excelentes articulistas, de fora e do Rio Grande do Norte, digo que o “Navegos” estava fazendo muita falta. Pois é a única mídia eletrônica editada a partir de Natal que está fora da “bolha” esquerdista local.
Como presente aos fiéis e novos leitores, como é de meu alvitre sempre trazer novidades, faço minha reapresentação com um adendo a uma inédita série de reportagens, feita o ano passado, sobre a permanência do cônsul norte-americano Lyle Nelson no município de São José do Mipibu nas duas últimas décadas do século XIX e nas duas primeiras do século XX.
Para relembrar: a pesquisa sobre o curioso personagem começou com a percepção de que o nome dele, como patrono de uma rua em S. J. do Mipibu, aparece errado em endereços na internet. “Sile” e não “Lyle”. O logradouro em questão na realidade é “Rua Intendente Lyle Nelson”.
A partir daí o levantamento indica que o natural do Estado de New Jersey, na Costa Leste dos Estados Unidos da América, além de representante consular do país, exerceu a função para a coroa holandesa. E confirma que ele foi eleito, com 140 votos, intendente para o período 1892/96.
Lyle Nelson é um dos cinco estrangeiros residentes no território norte-rio-grandense que assina a ata da Proclamação da República na capital da então província depois estado com o golpe que feriu a monarquia brasileira.
As informações recentes são de que o casal Lyle Nelson (1847 – 1919) e Salviana Ribeiro Dantas (26/5/1867 – 3/9/1945), filha de Antônio Basílio Ribeiro Dantas (1808 – 1874), filho do Barão do Mipibu, Miguel Ribeiro Dantas (1799 – 1881), gera oito filhos.
Os descendentes, cinco mulheres e quatro homens, pela ordem de nascimento: Antonieta (1899), Joel Samuel (1901 – 1958), Reginaldo (1905 – 1977), Helena (1910), Mary, Lila, Guilherme e Elisa Jane.

 

 

O Barão

 

Túmulo

 

 

Fontes/Imagens

Geneanet

O Alerta

O Potiguar