• search
  • Entrar — Criar Conta

Fátima, a última e a derradeira

Colaboradora de Navegos, imbuída de entusiasmo patriótico, retoma o tema da reeleição da atual governadora, que seus partidários tinham como certa, e com base na recepção de seu principal adversário deduz que pela primeira vez e a última o PT governa o RN.

*Nadja Lira

[email protected]

Depois de assistir ao debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, no qual a atual mandatária do Estado, dona Fátima Bezerra, foi literalmente nocauteada pelo Senador Styvenson Valentim, eu, os torcedores do Flamengo, do Real Madri e um significativo número de moradores de Ponta Negra, Capim Macio, Neópolis e Cidade Satélite, entre outros bairros de Natal, chegamos à seguinte conclusão: Pelo andar da carruagem, dona Fátima Bezerra deverá ser a última e a derradeira candidata petista a ocupar a cadeira de governadora neste Estado, berço do grande mestre Câmara Cascudo.

Para mim, o debate mais pareceu uma disputa de UFC, onde dona Fátima, com sua postura arrogante e debochada, imaginando-se reeleita, tomou uma rasteira da qual somente o tempo – senhor da razão – a fará esquecer da surra sofrida. Afinal, os seus oponentes a golpearam sem dó nem piedade, acusando-a da sua fala repleta de Fake News.

Em dado momento, quando ela se referiu à Segurança Pública, que na visão dela vai muito bem obrigada, um dos candidatos lembrou que, existem mais policiais fazendo a segurança particular dela, do que defendendo os cidadãos em todo o RN. Na verdade, ela nem precisa de todo este aparato policial para protege-la, porque de tão mal-ajambrada, ela jamais correrá o risco de sofrer assédio sexual conforme vem ocorrendo com as mulheres natalenses, que precisam usar os serviços dos transportes públicos na Cidade do Natal. E sobre este absurdo, até agora, não se viu qualquer providência.

Concluindo quatro anos de gestão frente ao RN, a petista não tem obras para mostrar aos eleitores, porque de concreto mesmo, ela apenas transformou Tangará como a Cidade Gastronômica do Pastel, a Ginga com Tapioca como Patrimônio Cultura e Imaterial do povo Potiguar e a construção de uma estátua do surfista Ítalo Ferreira, em Baia Formosa, depois que o atleta se sagrou campeão na modalidade. Vale salientar, que o governo dela, nunca antes na história, concedeu qualquer patrocínio para o surfista.

Não há dúvida: Ao deixar o assento que ocupa na governadoria, dona Fátima não deixará saudade, ao contrário, deixará alívio, uma vez que se valeu da oportunidade como gestora, apenas para praticar desastres administrativos. Deverá, portanto, figurar entre os piores governadores que este Estado já elegeu.

Depois dos desastrosos governadores como Geraldo Melo, Rosalba Ciarline e Robinson Faria, eu imaginei que não poderia haver outros gestores tão ruins. Então Fátima foi eleita e percebi que, quando alguma coisa está ruim, pode ficar ainda pior. Dá uma pena medonha ver a agonia do Elefante com as patas quebradas e a gestora rindo da sua agonia.

Mas não é apenas o Elefante que agoniza. Os algozes dela, durante o embate, também lembraram das escolas caindo aos pedaços, o analfabetismo crescente no Estados. Sem contar com os hospitais fechados, a falta de insumos para o trabalho dos médicos, a falta da construção do Hospital de Campanha durante a Pandemia e o mais grave: A morte de um paciente na frente do Walfredo Gurgel, por falta de assistência.

Para ela, tudo o que se aponta de errado em sua administração é Fake News, esquecendo que ela mesma é uma das maiores produtoras das ditas cujas. Afirmou, durante o debate, que o Governo do RN era o único no Nordeste, a pagar de forma integral, o aumento salarial concedido pelo presidente Bolsonaro, aos professores.

Conversa fiada. O pagamento, conforme foi divulgado pela Imprensa Potiguar, será feito de forma escalonada. O governo paga 33,24%, a partir de março, para quem recebe o piso e 15,03% para quem recebe acima do piso. A partir de novembro serão pagos mais 7,64% para quem recebe acima do piso e, em dezembro, mais 7,64% para os professores que recebem acima do piso. Pelo que se vê, a publicação não reafirma seu discurso feito no debate. Logo, ela falou uma Fake News.

Não posso deixar de me arrepender por ter votado nesta criatura, quando ela disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa, em sua primeira candidatura para deputada estadual. Votei iludida por sua atuação como presidente do Sindicato do Professores, onde atuava como uma aguerrida sindicalista, lutando pelos direitos dos professores. Mas, como diz o velho ditado: É errando que se aprende. Ela mudou e eu amadureci.

Portanto, na próxima eleição não cometerei o mesmo erro de votar em petista, nem que a vaca tussa. Especialmente porque, sendo Deus brasileiro e passando férias no litoral potiguar, jamais vai permitir que esta criatura volte ao poder. Com fé em Deus, na Virgem Maria, em Santo Expedito, São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia e em todos os santos das causas impossíveis, Fátima Bezerra será a última e derradeira petista a governar este Estado. Amém!