*Salvina Miranda e Tibério Guedes
Que Assú é celeiro e berço de literatura norte-rio-grandense não é nenhuma novidade. A Terra da Poesia, título que foi atribuído legalmente à cidade neste ano, se renova a cada geração com o talento e o bom gosto pela escrita, que se mantém forte e atualizado. Neste mês de outubro, a cidade ganhou o Flor do Assú, um suplemento jornalístico e cultural com publicação bimestral vinculada ao Portal Notícias do Vale (https://portalnoticiasdovale.com.br/), de Assú, e ao Portal Navegos (https://navegos.com.br/), de Natal.
A publicação piloto está sendo feita de forma digital e impressa de forma gratuita. A partir da próxima edição, o meio de comunicação chegará aos seus leitores de forma impressa exclusivamente para assinantes. No Flor do Assú, os temas circulam sobre cultura, linguagens, sociopolítica, curiosidades e artes assuenses e potiguares saindo diretamente da Terra da Poesia.
A edição é feita com o crivo e curadoria crítica-poética da assuense Dayse Moura. Dayse é formada em Letras e trabalha com as palavras desde muito cedo, atividade que é herança de sua família materna. Seu olhar crítico versa sobre poesia contemporânea, outdoors das cidades por onde anda, filmes, séries, livros, músicas e tudo mais que se possa imaginar dentro do universo artístico-literário.
Neste primeiro exemplar, com o objetivo de elevar os pensamentos e sensações ocasionadas pela poesia, a newsletter traz uma resenha literária do livro “Desfile Selvagem”, obra poética da escritora potiguar Luma Virgínia. Além disso, diversos escritores assuenses estão impressos na edição falando sobre cultura, educação e tudo mais que se possa imaginar. Ler o Flor de Assú é um presente a quem ama a escrita, a literatura, o bom gosto pelas palavras. Acesse agora pelo instagram @flordoassu.
