• search
  • Entrar — Criar Conta

Retrato Falado de Geraldo Batista de Araújo

Professor universitário aposentado. Empresário.72 anos. Cronista, criador de Zé das Cuias, seu alter ego, através do qual dialoga com os leitores e marca a sua presença nesse gênero leve e despretensioso, tipicamente brasileiro. Colabora há muitos anos em O Jornal de Hoje.

*Franklin Jorge

Quando nasceu?

Em 19 de novembro de 1936.

Onde?

Acari/RN

Como se chamam seus pais?

Manoel Batista de Araújo

Amélia Batista de Araújo

 De onde são?

De Acari

O que você herdou do seu pai?

Vergonha na cara e disposição para o trabalho.

E de sua mãe?

Amor ao próximo e um crucifixo de madeira português.

Dê-me fatos para esclarecimento de heranças.

Sou de uma família muito humilde, meus pais não tinham bens materiais, mas me deram educação e regras para seguir uma estrada sem atalhos escusos.

Quem é você?

Sou um professor aposentado que gosta de escrever, já publicou alguns livros e publica um artigo todos os sábados na Revista on-line Rio Total.

Mais fatos.

Fui Professor da UFRN, fundador e diretor da Editora Universitária, dirigi a COMPERVE por muitos anos.

 E sua infância?

Infância de menino muito pobre, estudando pela manhã e à tarde, botando água nas casas, vendendo cocada e apanhando algodão. Tive uma infância muito feliz, mesmo tendo que trabalhar a partir dos nove anos.

Como brincava? Fiz tudo que um moleque tem direito: soltava coruja (pipa), tirava laranja do quintal alheio, jogava com bola de pano, as mais bem feitas da cidade, fabricadas pelas mãos habilidosas de minha mãe, jogava pinhão e caçava rolinha com baladeira.

Quando deixou sua terra?

Em 1946, fui para o Seminário de Caicó e em 1954, vim para Natal.

Que coisas tem feito?

Atualmente, ainda organizo concursos e vestibulares, escrevo e banco o avô coruja. Estou me preparando para me aposentar, passar a viajar mais e continuar escrevendo minhas asneiras.