• search
  • Entrar — Criar Conta

Governadora do Massachusetts afirma que não pode garantir abrigos para imigrantes

A democrata Maura Healey admite que não tem mais recursos para todos os imigrantes!

*Da Redação

[email protected]

 

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, alertou na segunda-feira que o estado não pode mais garantir abrigo para famílias migrantes, pois o sistema de abrigo do estado atinge sua capacidade máxima devido a uma enxurrada de migrantes ilegais.

Healey, uma democrata, disse durante uma conferência de imprensa na Câmara estadual que “estamos entrando numa nova fase deste desafio – já não podemos garantir a colocação em abrigos para as famílias que são enviadas para cá”.

O sistema de abrigos de Massachusetts abriga atualmente cerca de 23 mil pessoas, incluindo quase 7 mil famílias, segundo autoridades. O sistema pode abrigar um total de 24 mil pessoas ou 7.500 famílias, e as autoridades estimam que atingirá a capacidade máxima até o final de outubro.

As famílias com maiores necessidades, tais como riscos de saúde e segurança, terão prioridade para abrigo à medida que os meses mais frios começarem, disse Healey.

“Quero garantir que continuaremos a envolver, avaliar e servir todas as famílias que apelam por ajuda da melhor maneira possível”, disse a governadora.

Massachusetts tem uma obrigação legal de “direito ao abrigo” para as famílias migrantes e sem-abrigo, e Healey disse que o estado não vai acabar com essa obrigação.

“Não estamos acabando com a lei do direito ao abrigo”, disse Healey. “No entanto, estamos sendo muito claros de que não poderemos garantir a colocação das pessoas que forem enviadas para cá após o final deste mês.”

Em agosto, Healey declarou estado de emergência devido à questão dos migrantes e ativou 250 membros da Guarda Nacional estadual para ajudar em abrigos e hotéis que abrigam migrantes.

Desde então, Healey tem instado a administração Biden a fornecer ajuda federal a Massachusetts para a crise, bem como a acelerar o processo de aprovação de vistos de trabalho para migrantes.

“Isso mais uma vez confirma meu apelo ao governo Biden”, disse a governadora na segunda-feira. “Acho que eles sabem e entendem claramente o que buscamos e essas discussões continuam.”

Outros estados e cidades também enfrentam um enorme afluxo de migrantes ilegais que chegaram nos últimos meses.

A cidade de Nova York tem uma crise de abrigos semelhante. Desde o ano passado, chegaram mais de 118 mil migrantes, com cerca de 600 novos migrantes a chegarem todos os dias. Mais de 64 mil ainda estão alojados às custas da cidade.

Chicago está lidando com mais de 18 mil migrantes, com mais chegando diariamente. No mês passado, a cidade de Chicago assinou um contrato de 29,4 milhões de dólares com uma empresa de segurança privada para construir enormes campos de inverno para migrantes ilegais recém-chegados.