*Gilberto Simões Pires
Público enojado -Diante de uma clara e indiscutível má vontade que boa parte da chamada Grande Mídia nutre e propaga, de forma pra lá de dramática e escandalosa, sobre qualquer ação e/ou proposta defendida pelo atual governo presidido por Jair Bolsonaro, o que mais se vê, notadamente nas Redes Sociais, é uma forte e fantástica reação de milhões de brasileiros que se declaram enojados com este tipo de Jornalismo.
Profissionais da Mídia – Como o exército de profissionais da mídia que lutam desesperadamente contra as ações e/ou propostas do governo é imenso, coisa que por si só aumenta a convicção de milhões de leitores, ouvintes e telespectadores em geral, arrisco a dizer que a percepção que este movimento crescente proporciona, faz com que muitos brasileiros entendam que a profissão de Jornalista está cada dia mais identificada com a profissão de Publicitário.
Eis as definições de ambas as profissões e tirem suas eventuais dúvidas:
Jornalista -Jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo.
O trabalho jornalístico compreende tratamento -escrito, oral e visual- de informações, em quatro etapas: 1- Pauta, onde são selecionados assuntos a serem abordados,; 2- Apuração, onde é feita a averiguação da informação e a credibilidade das fontes; 3- Redação, quando é dado o devido tratamento à informação; e 4- Edição, onde é que feita a organização do material para a mídia.
Publicitário – Publicitário é o profissional contratado para comunicar a imagem de seus clientes através de estratégias elaboradas sobre técnicas e pesquisas. Como tal deve atuar dentro dos limites propostos pelo contratante, o que inclui verba disponível e objetivos desejados. Um bom publicitário tem o dever de persuadir e convencer o consumidor a adquirir o que está sendo sugerido.
Persuadir e convencer – Uma simples comparação entre as duas profissões é suficiente para entender o quanto boa parte dos Jornalistas está desempenhando o papel que até então era destinado aos Publicitários. Observem que os limites propostos são constantemente definidos pelos contratantes, que tem como objetivo persuadir e convencer os leitores, ouvintes e telespectadores. Que tal?