*Rabino Arieh Raichman
Nos próximos dias, celebraremos a festa de Shemini Atseret. Neste dia, começamos a pedir por chuva na terra de Israel. Pedimos uma boa quantidade de chuva e que caia em um momento específico. Não queremos demasiado, nem pouco demais que as colheitas não cresçam. Não pedimos que chova o dia inteiro, mas em momentos em que as pessoas não estão trabalhando, como nas noites de sexta-feira.
Às vezes Deus envia bênçãos e nós as percebemos exatamente como o oposto. Na véspera de Rosh Hashaná este ano, Deus enviou à cidade de Manaus muita chuva. Era uma noite de sexta-feira, após todos retornarem da sinagoga quando começou a chover. Choveu e choveu. Nossa rua e nosso Beit Chabad alagou. Apesar dos pesares, a Torá diz que chuva é bênção e gostaria de compartilhar com vocês três lições que a chuva nos ensina.
1) A chuva é uma bênção: a palavra hebraica para chuva é Gueshem, que também significa sustento material. Nos ensinamentos de Kabalá, quanto mais chuva cai, mais bênçãos se recebe. Houve uma seca uma vez e os Sábios pediram a Choni Hamaegel para rezar pela chuva. Ele fez, mas apenas chuviscou. Ele continuou a rezar por mais chuva e começou a inundar. Os Sábios pediram que ele orasse por uma chuva moderada e ele o fez, mas não antes de dizer que “para bênção, não pedimos que ela diminua”.
2) Gotas se transformam em poças – Se Deus quisesse trazer água para a terra, ele poderia ter feito baldes de água derramar de uma só vez, mas em vez disso criou gotas de chuva. A Torá é frequentemente comparada à chuva e à água. Uma pessoa assume uma boa ação de cada vez. Quando começa, pode parecer que é muito pesado, mas uma vez molhados (envolvidos no judaísmo), percebe-se que cada gota adicional (ação) é mais fácil de enfrentar.
3) Dia do Julgamento – Em Shemini Atzeret, é determinado quanta chuva cairá durante o ano. No entanto, quanta chuva cairá no oceano ou quanto cairá ao mesmo tempo é avaliado diariamente. Esse julgamento depende de nossas ações ao longo do ano.
Que todos sejamos abençoados este ano com abundância de chuva no sentido espiritual e material. Que nenhuma de nossas necessidades para viver e crescer falte e estejam preenchidas até o topo e além.
Chag Sameach! (Boas Festas, em hebraico)