*Da Redação
A governabilidade e a harmonia dos poderes são sem dúvida os carros-chefes do terceiro mandato de Lula, como aconteceu com o segundo e com o primeiro mandato.
Agora, o governo do ex-presidiário preferido do ministro Barroso, pretende alugar cargos do alto escalão do governo.
A ideia é criar uma espécie de “bolsa político”.
Para votações importantes, além de muito dinheiro liberado horas antes da votação, lotear cargos no primeiro escalão.
A ideia já existia, mas com cargos do segundo e terceiro escalão.
Agora, com o loteamento de pastas importantes, o governo mostra que está sempre a perigo. A harmonia tem seu preço e Lula será capaz de “rasgar na carne” para se manter no poder.
Há o desgaste de Wellington Dias, que está sendo frito, mas Lula não quer que ele seja comido agora. Por enquanto, mesmo na fritura, o Ministério do Desenvolvimento Social continua com o petista. Mas ele que coloque as barbas de molho, como petista, ele sabe que com o partido não se brinca.
Há um racha enorme no PT, vários nomes importantes estão de cócoras clamando que Lula entregue o Bolsa Família de uma vez por todas para o Centrão, assim, segundo afirmam, comprarão de vez o Congresso.
Há também aqueles movimentos sociais como o MTST que também elenca nomes para o governo e exige representantes seus.
Deve ser por isso, diante de tanta cobrança da Frente Ampla, que o presidente vive fora do país, viajando e curtindo com a primeira-dama.
E o Brasil?
Bem, já temos um presidente, Alexandre de Moraes. Lula é a rainha. E o Congresso? É o baixo meretrício, mas que cobra sempre muito alto.
Nessa edição de Navegos, os colunistas e seções (clique nos nomes para ir direto ao artigo): José Vanilson Julião, a estreia da nova seção Diário de Cuba, Alexsandro Alves aqui e aqui e Calle del Orco. Desfrutem.