*Alexsandro Alves
Uma polêmica esta semana se somou às muitas tantas que cercam Bruce Wayne, o Batman, e novamente sobre a questão espinhosa da sexualidade: seu parceiro, o Robin, assumiu-se bissexual. Robin é o estudante Timothy “Tim” Drake, personagem da editora americana DC Comics. Porém cabem algumas considerações sobre esse assunto “polêmico”.
Primeiro, Tim não é o Robin original. É o terceiro, de já quatro, Robin masculino que Batman tem como parceiro (já houve duas moças Robins: Stephany Brown e Carrie Kelley), nos centralizaremos nos quatro rapazes.
Richard “Dick” Grayson foi criado em Batman 1, de 1940, e foi o primeiro Robin. Após atingir a maioridade, Dick e Bruce encaram um conflito de gerações que termina com a saída de Dick da mansão Wayne. Para se distanciar ainda mais de Bruce, Dick abandona o traje de Robin e passa a se chamar Asa Noturna, nos anos 80, na revista Tales of the Teen Titans 44, de julho de 1984, aqui no Brasil publicada pela Ed. Abril em Os Novos Titãs 19, de novembro de 1987 e relançada outras tantas vezes depois, a mais recente, na edição 9 de Lendas do Universo DC: Os Novos Titãs, de outubro de 2019, pela Panini.
Com o afastamento de Dick, surge Jason Todd, o segundo Robin, em Batman 408, de junho de 1987. No Brasil, Batman (2ª série, Ed. Abril) 9, de maio de 1988 e republicada, recentemente, em A Saga do Batman, volume 2, de junho de 2021. Jason seria assassinado pelo Coringa na saga Morte em Família, publicada no Brasil pela primeira vez em 1989, pela Abril e republicada dezenas de vezes depois, sempre com muito sucesso, tanto pela Abril quanto pela Panini e Eaglemoss.
Com o assassinato de Jason, Batman fica cada vez mais violento e os editores resolvem que, para reestabelecer sua calma, um novo rapaz precisa fazer parte de sua vida. Surge o terceiro Robin, Tim Drake. Tim surge em Batman 436, de agosto de 1989, aqui no Brasil em Batman (3ª série, Ed. Abril) 4, de maio de 1990 e republicada em As Muitas Mortes de Batman, julho de 2019, pela Panini. Tim é tido como o mais perfeito Robin e é também o mais amado. Seu carisma é tanto que antes dele nenhum Robin possuiu título próprio. Com o sucesso do personagem, Robin 1 foi publicada em novembro de 1993 e a série durou 185 números, terminando em abril de 2009 no número 183 (houve duas edições especiais: Robin 0 e Robin 1.000.000 – coisas de quadrinhos). No Brasil, estas edições foram lançadas pela Editora Abril e pela Panini nas edições mensais do Batman e A Sombra de Batman.
Hoje, há dois Robins atuando. Tim continua sua saga em um novo título próprio, e o filho de Bruce Wayne, Damian Wayne, também assumiu o manto de Robin, é este que está ao lado de Batman hoje.
A questão da bissexualidade de Tim não é “lacração”. Ela foi trabalhada em vários números de sua longeva revista. O personagem já teve romances com Stephanie Brown e Cassie Sandsmark (a Moça-Maravilha) e agora, finalmente, após muita espera, seu amigo Bernard Dowd, que foi criado em Robin 121, de fevereiro de 2004, terá sua chance e descobrirá que Tim é, sem dúvida, o garoto prodígio.