• search
  • Entrar — Criar Conta

Maquina de sonhos

Visando preservar e valorizar a cultura cinematográfica, o cineasta e produtor Waldeck de Araújo Moura criou e desenvolve, Deus sabe como, o projeto Máquina de sonhos, que consta de exposições e oficinas, empreendimento privado capaz de matar de inveja as instituições públicas, em especial as que se dizem de apoio a Cultura. Abaixo ele explica o que e sua Maquina de sonhos.

*Waldeck de Araújo Moura

[email protected]

Trata-se de uma Exposição sobre a história do cinema, contada através de peças originais, (todas funcionando perfeitamente e devidamente identificadas com nome, origem, fabricante e ano de fabricação), pertencentes a minha da coleção particular de: de Lumiére e seu cinematógrafo às primeiras películas em preto-e-branco em 16mm, às películas em 35mm, até o cinema virtual de nossos dias com sua tecnologia digital sofisticada. Paralelamente, filmes que marcaram época estarão sendo exibidos para os visitantes: as primeiras imagens em movimento (França), os filmes mudos, o primeiro filme sonoro, o primeiro filme colorido etc.; obras clássicas representativas de determinados momentos do cinema, tais quais: Os incompreendidos (França, Truffaut), Tempos modernos (Inglaterra, Chaplin), A doce vida (Itália, Fellini); O encouraçado Potenkine (Rússia, Einsenstein), Casablanca (Estados Unidos), Deus e o diabo na terra do sol (Brasil, Glauber Rocha) etc

Dessa coleção particular, o Projeto pretende apresentar em exposição equipamentos e maquinárias de cinema e vídeo, como câmeras projetores, gravadores de som , estojos de transporte de películas ,entre outros itens atualmente obsoletos de laboratórios e estúdios de som da produção cinematográfica e televisiva brasileira. No espaço da exposição os visitantes terão acompanhamento sonoro ambiente com músicas de clássicos do cinema.

Com esta iniciativa busco a preservação e valorização do patrimônio cultural que contribuiu decisivamente para a cultura cinematográfica do Brasil. Este Projeto tem a capacidade de mostrar a evolução cinematográfica e, portanto, é justo que esteja ao alcance de muitos.