*José Vanilson Julião
Levon Fairchild West Assadoorian (Centevile/Dakota do Sul, 3/2/1900 – Nova York, 25/4/1968) – adota o Ivan Dmetri (ou Dmitri) – fez parte da competição de pintura nas Olimpíadas de Verão (1932).
Os Avedis Madros (ministro de congregação e imigrante armênio) e Henrietta, muda o nome da família para que os filhos “oeste” (derivado do nome de solteira da mãe) não sejam convocados para o Exército na I Guerra.
Depois de formado na Harvey High School como “orador” e posteriormente gradua-se em administração de empresas na Universidade de Minesota (1924). Serve na Marinha (II Guerra).
Enquanto estudava na Liga de Estudantes de Arte (Nova York) forma uma empresa de aviação com amigos no Campo Roosevelt (Long Island). Notou um tipo diferente de aeronave, faz esboço dele. Este avião pertencia a Charles Lindberg.
Quando Lindberg, no “Espírito de Saint Louis”, em voo transatlântico recorde, apressou-se faz esboços do feito e entrega ao “New York Times”. E disse: “Não me importo quanto receba, mas pode colocar meu nome.”
O jornal sai na primeira página. É contatado pela Galeria Kennedy (Nova York) no dia seguinte. Isso levou a uma série de gravações bem sucedidas e a destaque nacional. West também era um “aquarelador” habilidoso.
Ao trabalhar com fotografia colorida adota o pseudônimo, embora continue a usar o nome para trabalho não fotográfico. Ivan Dmitri escreve livros sobre o tema, sendo o primeiro “Color in Photography” (1939).
A primeira capa colorida da revista “Saturday Evening Post” (29/51937) tras foto de um piloto sentado no carro de corrida. Outra (16/5/1944) com foto com a sobrecarga de B-17 e a tripulação planejando um voo.
Esta capa era tão popular que o governo usa a imagem para imprimir um raro pôster de esforço de guerra.
Dmitri influencia a aceitação da fotografia como arte e faz uma das primeiras exposições no Metropolitan Museum of Art (Nova York). Dmitri acreditava que tal movimento era necessário para que o público tratasse a fotografia como arte, em vez de apenas algo reservado para meios menores como livros, revistas e jornais.
A partir de 1959 organiza uma série de exposições intitulada “Fotografia nas Belas Artes”. Recebeu o Prêmio De Cavaleiro Bruto da Dakota do Norte Theodore Roosevelt (1962). A imagem dele que ilustra o texto, do pintor Emmett Morgan, foi apresentado em 13 de abril de 1962
NOTA DO REDATOR: Em postagem anterior informou-SE que Michael Ochs seria o terceiro fotógrafo de imagens natalenses ao tempo da II Guerra. Na verdade ele nasce dois anos antes, em Austin (Texas), do encerramento do conflito mundial.
A indução ao erro parte de confusão dos blogs locais, que associam os dois arquivos ao conflito. Formado pela Universidade de Ohio passa a prestar serviço fotográfico para a “Columbia Records”, Nos anos 70 também trabalha para a “ABC Records”.
O Michael Ochs Archive começou como coleção de discos, mas cresceu para incluir 3 milhões de fotografias de personalidades da música. Ochs comandou o arquivo pessoalmente por muitos anos antes de vendê-lo para a Getty Images (Fevereiro/2007).
O material é armazenado em Los Angeles e continua a ser catalogado. A Getty Images Gallery, fundada em 1998, conta com 80 milhões de fotografias e continua em crescimento como a maior coleção comercial do mundo. A relação com foto jornalistas e colaboradores criativos significa a entrega de trabalhos contemporâneos impactantes ao lado de clássicos vintage.
FONTES
Getty Imagens
Internacional Center Of Photografh
Michael Ochs Arquive
North Dakota (Gabinete do Governo)
Wikipedia