*Franklin Jorge
Diz o Eclesiastes, o livro bíblico da sabedoria prática, que há tempo para tudo sob o sol. Creio que, após gerações e gerações de experiência acumulada, é chegado o tempo de mudanças. Sobretudo quando temos as Redes Sociais a nosso favor, como elemento esclarecer e dissolvente.
Na política, especialmente, as mudanças se fazem necessárias e urgentes. Chega de votarmos em representantes de famílias que se apossaram do poder e controlam a política, perpetuando-se em cargos e funções há dezenas de anos, em sucessão dinástica que a cada legislatura reduzem as chances de opção do eleitor, geralmente alienado ou incauto, que vota sem pensar e sem perguntar-se em quem está votando e o que se pode de fato esperar de seu voto.
Nunca é tarde para mudar o rumo das coisas se nos damos ao esforço de avaliar com clareza e argúcia os candidatos, de acordo com as suas potencialidades e comprometimento com a sociedade e suas aspirações mais caras, sempre rotineiramente preferidas pelos eleitos que passam ou continuam a ter uma boa vida às custas do sacrifícios de muitos que não souberam avaliar nem escolher seu candidato ou se deixaram levar pela lábia dessa quadrilha malandra.
Não nos deixemos enganar por palavras maliciosas e nem com as migalhas que caem da mesa opulenta dos poderosos, como se fôssemos seus cães de estimação aos quais se joga um pedaço de osso. Está na hora de lhes dar troco nas urnas, nas próximas eleições que devem ser um marco da revolta popular.