*Edek Kowalewski
Eu estou lendo diversas estórias de ficção científica antigas da DC, a saber Strange Adventures e Mystery in Space. Os Planetas Unidos, um tipo de coalizão de planetas presente nas estórias da Legião dos Super-heróis já tinha menções em algumas estórias antes de sua aparição oficial. Mas a validade de tais estórias sempre é algo debatível. Muitas delas lidavam com seres que eram nativos de planetas do nosso sistema solar (até a presente data não foi achada vida em qualquer outro planeta do Sistema Solar que não o nosso). E nunca esses aliens eram descritos de maneira uniforme.
E entre esse grande rol de “vizinhos cósmicos” estavam os marcianos. Você poderia ver marcianos de barbatana na cabeça em uma edição, roxos e de olhos esbugalhados em outra, completamente humanos em outra, e até mesmo idênticos a cavalos terrestres numa quarta. Algumas vezes até marcianos totalmente diferentes em estórias da mesma edição. A sociedade e tratos sociais também mudava. Numa, marcianos não conseguiam expressar humor e procuraram um humorista na Terra a fim de ensina-los a rir; em outra tinham uma sociedade totalmente voltada para a pecuária (!); ainda em outra tinham realizado avanços de forma muito diferente a da Terra, onde eram capazes de criar uma máquina que permitia observar o que se passava na Terra, mas não conseguiam produzir veículos mecânicos, tendo que usar feras marcianas para fazer trabalhos de agricultura as margens dos canais de Marte. Tudo era válido para apresentar a raça marciana do mês.
Mesmo quando criaram o Caçador de Marte em 1955, demorou para adotarem a raça dele como padrão. No Pré-Crise, a raça de J’onn J’onzz ainda estava viva. Seus pais e irmão caçula ainda estavam vivos em Marte antes que General Blanx, duma raça de marcianos brancos, destruísse a capacidade do planeta em sustentar vida numa aventura em Justice League of America #71
Chris KL-99, um aventureiro descrito como o Colombo do Espaço no fim do século XXI, era acompanhado por Halk, um marciano, e Jero, um venusiano. O marciano era completamente diferente da raça de J’onn. Rosto bem humano, pele rosa, mas cabeça exageradamente grande e careca. Sem poderes aparentes apesar de gênio científico. Algumas estórias no Pós -Crise indicam que ambos Chris KL-99 e seus companheiros existiram numa das linhas temporais.
Então ficam conjecturas sobre Halk. Sabemos que Marte hoje não sustenta mais a vida. Mas e se no futuro terraformaram e recolonizaram o planeta? E se Halk for uma raça introduzida de outro mundo? E se ele for ao invés um tipo de terrestre cuja raça sofreu mutação
Abaixo, uma seleção de momentos inusitados dessa relação da Era de Prata dos quadrinhos com Marte e os marcianos (NOTA: a capa desse artigo é uma cena de Mystery in Space, 1, de abril/maio de 1951):