Navegos chega ao fim
Após um ano de circulação ininterrupta e num momento em que nos preparávamos para inaugurar nossa loja da Feedback, mantenedora da revista, é com pesar que comunico a todos os Colaboradores e Leitores de Navegos que o meu estado de saúde e as dificuldades que tenho enfrentado determinam o fim de sua circulação. Justamente num momento em que a revista alcançava um grandes índice de popularidade e respeito dos leitores.
Embora tenha material amealhado para aproximadamente cinco outras edições, temo não puder concretiza-las, por incapacidade física e também porque não consegui o retorno financeiro necessário para manter um Editor ativo e afinado com o espírito dessa revista que se tornou uma utopia e, portanto, como toda utopia, algo inalcançável e mítico.
Tentei atrair editores-contribuintes sem sucesso para manter sua operacionalidade sem nenhum êxito. Pensei transforma-la em uma Oficina de Jornalismo Cultural e Literatura e, para tanto, cheguei a consultar a Funcarte sobre a Lei Aldir Blanc sobre uma forma de inserir Navegos – como laboratório e veiculo de comunicação à serviço da nossa cultura e de ideias que fugissem ao prato feito que nos tem sido costumeiramente servido por governos e instituições – entre os beneficiários dessa lei que nos parece ter surgido como cartas marcadas, como ocorre em Natal, em todos os âmbitos da cultura que conta com gestores e governantes que prestigiam a mediocridade em detrimento do talento e do mérito que jazem no anonimato. Queria desenvolver um projeto de longo alcance para valorizar autênticos talentos e disseminar o mérito em um meio que valoriza apenas o oba-oba, a bajulação e o compadrio em detrimento do Conhecimento que devia ser o objetivo das ações culturais. Não conseguimos nos enquadrar-me na lei. Chegamos a alegar que, como Jornalista Cultural, animador Cultura e Escritor, temos mais de 50 anos de serviços prestados à nossa cultura, mas foi tudo em vão. Não fazemos parte de grupelhos nem somos de esquerda, o que constitui, de entrada, um grande impedimento para todos aqueles que tentar se aproximar das nossas instituições. Recorremos a captadores de recursos de leis de incentivo à cultura, mas eles temeram ficar queimados junto às instituições, apoiando-nos
Agradeço a todos que fez das tripas coração para manter a revista em circulação. A ele, Navegos deve quase tudo.
Natal, 16 de Agosto de 2020
Franklin Jorge, Editor.