*José Vanilson Julião
A quarta parte desta série você encontra aqui.
“Aguiar Mendonça está no Rio”
“Um brasileiro que tem se distinguido nos Estados Unidos pela sua cooperação à cinematografia e ao rádio”
Pelo título e subtítulo de “A Cena Muda” (1921 – 1955) o leitor pode achar que se trata do paraibano Arthur Coelho.
Mas não, refere-se a um amigo do estúdio Paramount, atualmente um conglomerado de mídia com tradição de mais de cem anos.
O esclarecimento no primeiro parágrafo da reportagem de página inteira ilustrada com três fotografias (15/1/1946): “Aguiar Mendonça é um nome popular de quantos frequentam o cinema no Brasil…”
Diretor, com Miguel Girão Júnior, do Brazilian-American Business Bureau, da Paramount, quando passou em teste após convite de Coelho, com a empresa com dificuldades de encontrar locutor para seu cinejornal.
Segue: Columbia Broadcasting Company (CBS), Mutual, WOR, NBC (North-American Broadcasting Corporation); “Brikenhoff Studios”, Metro-Goldwin-Mayer (MGM) e Warner Brothes (irmãos).
Atua em espetáculos, entre outros, com os atores Edward G. Robinson (Emmanoel Goldenberg no batismo romeno), Lena Horne, Marlene Dietrich e Paullete Godard.
Além do prefeito nova-iorquino de origem italiana, Fiorello Henry La Guardia (1882 – 1947), com passagem natalense no pós-guerra, e patrono do aeroporto de Nova Iorque.
A quase um ano do fim do conflito se encontra no Rio para rever amigos e reativar as atividades comerciais interrompidas com a guerra, diz a publicação.
Para as fotos abaixo, uma só legenda: foto 1: com o sobrinho de Adolf Hitler, Patrick Alois, que serviu na Marinha americana; foto 2, entrevista o escritor francês André Maurois, e foto 3, com uma estrela do cinema e da ópera, Gladys Swarthout .
Coincidência. Ou não. Na sequência, durante seis anos, ele aparece no expediente como representante da revista em Nova Iorque. A última vez na edição 35 (29/8/1952). Três anos antes da desativação.
Com a confiança da Paramount Arthur Coelho não só era o responsável pela tradução das legendas dos filmes, como ainda encontrava tempo, disposição e oportunidade para ajudar os amigos.
Outro episódio marcante o coloca no olho do furacão da ditadura do “Estado Novo” (1937 – 1945) do presidente Getúlio Vargas. Abaixo, fotos de Edward G. Robinson, La Guardia, Lena Horne e Paulette Godard.