*José Vanilson Julião
O décimo segundo dessa série você encontra aqui.
Esta semana Franklin Jorge confidencia a surpresa de que não esperava a longevidade da série e o articulista continua contribuindo propositalmente para tal observação, ao procurar saber de quem se trata o primeiro representante “geral” da Cinearte em Nova Iorque e contemporâneo Arthur de Coelho.
Pois até agora apenas o conhecimento de que se trata da assinatura L. S. Marinho na correspondência desde Hollywood, o subúrbio de Los Angeles, para onde é deslocado.
Descobre-se que o L é a inicial de Lamartine. Agora vamos à procura do S. Mas o “S” continua incógnito.
Apesar da citação da posterior assinatura Lamartine S. Marinho em algumas reportagens, notas e pequenos anúncios de rodapé o indicando como correspondente.
Inclusive em um ou dois trabalhos acadêmicos é citado, porém sem elucidar este grande mistério de uma das iniciais.
Porém descobre-se que, ao contrário de Coelho, LSM gosta de trocar de carros, conforme notas da própria revista.
Mais de 300 ocorrências (como diz o site da Biblioteca Nacional) depois, em quatro anos (1927/31) como correspondente, é substituído por Gilberto Souto (também do “Correio da Manhã”).
Marinho, após retornar ao Rio, Escreve o livro ‘Hollywood”, edição do poeta e livreiro Augusto Frederico Schimdt (1932), com preço de 800 réis.
Na obra relata bastidores de entrevista, personagens e fatos não relacionados aos artigos e reportagens que escreveu no período.
Até um dos capítulos, “Os Extras”, é revelado pela revista.
Entretanto, antes, é recolocado como chefe de publicidade da Cinédia, fundada pelo cineasta Ademar Gonzaga.
Enquanto os missivistas da revista são orientados, a que procuram saber dele, a procurá-lo no estúdio do bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio.
Quanto ao substituto, nossa próxima atração, ao contrário de Lamartine, são bem substanciais os dados biográficos e atividades na meca cinematográfica.
Assim como de antes da nomeação, durante a estadia em Hollywood, e o também retorno ao Brasil bem posteriormente.