*Diário de Cuba
A Carta do Ano 2024 , publicada pela Associação Cultural Iorubá oficial de Cuba , alerta sobre diversos males e pede às autoridades que evitem o consumo de álcool e entorpecentes , especialmente entre os jovens.
Depois de se reunirem no domingo passado na sede do Prado número 615, entre Monte e Dragones, em Havana Velha, os sacerdotes de Ifá que dão a conhecer a predição após a tradicional cerimónia de adivinhação, previram doenças do baixo ventre; condições genéticas, como síndrome de Down; o aumento de doenças neurológicas e cerebrovasculares, como autismo, e doenças de pele.
Além disso, indicam que Ifá “chama a atenção para o aumento dos abusos contra as mulheres e o abandono de crianças” , por isso pediram “que não deixem as crianças aos cuidados de ninguém, pois podem prejudicá-las, e que tenham cuidado com elas até na própria casa.”
Os padres também alertam sobre o aumento das atividades criminosas e, por isso, apelaram às pessoas que viajam em Cuba que “tomem cuidado com os pertences”.
Da mesma forma, coincidindo com a crise demográfica que a Ilha sofre, preveem “uma diminuição da natalidade”.
A Carta do Ano também apela a “respeitar as diferenças entre os seres humanos para evitar conflitos e desentendimentos desnecessários” e pede aos jovens que “respeitem os idosos e, por sua vez, os idosos devem dar o exemplo”.
Apontam também “um aumento nas rupturas conjugais” e pedem “mais atenção à produtividade agrícola e ao uso da terra ”, entre outros conselhos mais específicos.
A oração profética que marcará 2024 em Cuba é Iré buyoko lowo asojano (Um bom assento através do orixá asojano), enquanto a divindade governante é Elebara, que será acompanhada por Oya.