*Walt Whitman
Tentei ler um volume muito sábio e lindamente impresso sobre teorias da poesia que recebi esta manhã da Inglaterra, mas no final desisti. Vejamos algumas anotações mais ou menos caprichosas que o livro me inspirou, conforme as encontro em minhas anotações: Na juventude e na maturidade os poetas ficam cegos pelo brilho do sol e pela variada pompa do dia; mas à medida que a alma tem cada vez mais precedência, inclusive o sensual, o crepúsculo se torna a atmosfera do poeta. Eu, por minha vez, tenho procurado e sempre procuro o sol forte e de acordo com isso faço minhas canções. Mas, à medida que envelheço, as meias-luzes do crepúsculo são demais para mim.
O jogo da imaginação, com os objetos sensuais da natureza como símbolos, e a fé, com o orgulho e o amor, como o ímpeto e motores invisíveis de tudo, compondo o curioso xadrez de um poema
Os professores ou críticos comuns sempre perguntam: “O que isso significa?” A sinfonia de um bom músico, ou um bom pôr do sol, ou as ondas do mar que rolam na praia … o que significam? Sem dúvida, no sentido mais inútil e evasivo, eles significam algo: como o mar, como a religião, como os melhores poemas; mas quem pode compreender e definir esses significados? (Não quero dizer com isso gozar de permissão especial para as incursões loucas ou frenéticas, mas para justificar o frequente deleite da alma no que parece definir-se pela parte intelectual ou pelo cálculo.)
Quanto mais o conhecimento poético se assemelha aos murmúrios staccato de conversas que vêm à noite de algum lugar distante ou escondido. O que o ouvido não capta, isso é o mais importante, talvez o principal.
Grandes passagens poéticas só devem ser vistas de longe, visto que à noite olhamos as estrelas, não olhando diretamente para elas, mas de lado.
(Para um amigo e estudioso de poesia.) Só estou tentando colocar você em contato. Seu próprio pensamento, coração, evolução, não deve apenas compreender o assunto, mas em grande medida fornecê-lo.
Dias exemplares de Walt Whitman
na América
Foto: Walt Whitman em sua casa em Camden
Thomas Eakins