• search
  • Entrar — Criar Conta

Sinhozinho contra sindicalista

Colaborador de Navegos traça a crônica de descendente de barão que se tornou socialista e se prepara para enfrentar a máquina petista na próxima campanha eleitoral.

*José Vanilson Julião

[email protected]

O leitor atento encontra na internet a carreira política do pré-candidato da oposição, ou parte dela, ao governo da petista Maria de Fátima Bezerra. Mas qual a origem do advogado, ex-deputado estadual e ex-vice-governador Fábio Berckmans Veras Dantas?

O neosocialista descende do português Miguel Antonio Ribeiro Dantas, radicado em São José de Mipibu no século XVIII (1773), sendo filho do prefeito Arlindo (11/10/1944). O pai é um dos 15 filhos do casal João Berckmans de Sales Dantas e Arlinda Duarte.

Da prole Joaquim, João, José, Lélio,  Antonio,  Arlindo, Dagmar, Marilda, Inez, Darcilia, luzia, Zélia, Denise,  Maria Dulce e Ilca – Arlindo e Darcilia Dantas de Araujo Lima nascem na fazenda Olho D’água. A família, com pouco de dois séculos e meio de história, se destaca fora dos limites municipais.

Conta com o ministro da Guerra do presidente João Goulart, o general Jair Dantas Ribeiro(1900 – 1969), Celso de Araújo Sales e João Dantas Sales (desembargadores), deputada estadual Cristiane Dantas (mulher), ex- suplente de deputado federal Alexandre Dantas (irmão) e o ex- deputado estadual, secretário de Estado e prefeito, além do ex- deputado estadual pelo Rio de Janeiro Heider Dantas, e os arcebispo metropolitano do Rio Eugênio (Acari, 1920 – 2012) e dom Heitor de Araújo Sales (26/7/1926).

O capitão Miguel A. R. Dantas controlou propriedades rurais, promovia a pecuária e a agricultura de subsistência, e posteriormente, com a presença de João Berckmans Dantas – pai do prefeito – que foi o responsável pela presença da aguardente Olho D’água. O padre João  Ribeiro Dantas  e o cônego Estevam Dantas também paretes.

O Berckmans

Antigamente as famílias adotavam nomes de santos no sobrenome dos descendentes. No caso dos Ribeiro Dantas foi adotado o BERCHMANS em homenagem a São João Berchmans, primeiro dos cinco filhos de Carlos Berchmans, sapateiro, e de Isabel, uma das filhas do líder do povoado. Em 1609 a mãe adoece.

Enviado com os irmãos para o internato dos padres premonstratenses decide ser sacerdote, iniciando estudos eclesiásticos, vindo a falecer em 13/8/1621. Está sepultado na igreja romana de Santo Inácio de Loyola e a relíquia do coração encontra-se na Igreja Jesuíta de São Miguel de Lovanio.

O processo de beatificação começa logo depois da morte, interrompido quando da expulsão dos jesuítas europeus. Foi declarado Venerável pelo Papa Clemente XIV (1773); em 1814 Pio VII restaura a Companhia de Jesus, tornou-se necessário reabrir o processo para que a regra de Santo Inácio de Loyola fosse totalmente restabelecida. Foi beatificado pelo Papa Pio IX (9/5/1865) e canonizado por Leão XIII (15/1/1888).

Miguel Ribeiro Dantas requer no Pernambuco gleba de terra na então Vila de São José do Rio Grande. Em 1774 edifica a sede da fazenda, com reforma em 1861. Após o falecimento a propriedade é herdada por Joaquim Silvino Ribeiro Dantas, passando posteriormente para João Berckmans Dantas.

Com o nome dele é batizado o neto e depois coronel da Guarda Nacional e Barão de Mipibu (9/5/1799 – 18/6/1881), filho do casal José da Silva Leite/Joana Maria Dantas. Foi juiz ordinário, vereador por três legislaturas. É pai do terceiro Miguel Ribeiro Dantas.

FONTES

Daltro Emerenciano

Fundação Getúlio Vargas

O Alerta (José Alves)

Parentesco