• search
  • Entrar — Criar Conta

O irmão oculto de Superman, parte 2 de 2

Edek Kowalewski, arqueólogo dos quadrinhos, do canal A Voz do Gibi, invade reinos encantados à procura do oculto, e desvela a origem macabra do personagem.

*Edek Kowalewski

[email protected]

A primeira parte desse artigo você encontra aqui.

Depois desta aventura, Dr. Oculto retorna a seu fedora e sobretudo básicos, e começa a manifestar mais uso de suas habilidades: ilusão, hipnose, projeção astral, invisibilidade e telecinesia. Oculto fez sua última aparição na Era de Ouro em More Fun Comics #32, é revelado que Rose também tinha seus poderes. Esta revista de junho de 1938 (data de capa, o que correspondia a retirada, não a entrada, que era sempre 2 meses antes) coincide ao mesmo mês que Superman fez sua estreia. Com o sucesso imediato de Superman, juntamos 2+2 e concluímos que Siegel e Shuster resolveram largar Oculto para se dedicar exclusivamente ao Homem de Aço (aquela última estória teria uma continuação, que jamais foi feita ou publicada)

E assim o personagem ficou “oculto” até 1985, quando a DC completava seus 50 anos de existência. Oculto então foi “apadrinhado” por Roy Thomas, que o incluiu numa estória do All-Star Squadron, que se passava nos anos 40.

O personagem foi reapresentado durante Crise nas Infinitas Terras e estava com uma aparência bem conservada para alguém que tinha, no mínimo, uns 70 anos. Alan Moore também usou Oculto como personagem convidado em seu círculo de mãos ao fim do arco Gótico Americano em Swamp Thing. Só então saberíamos, com seus 50 anos de existência, qual era realmente sua origem, pelas mãos de Roy Thomas e E. Nelson Bridwell em Secret Origins #17 de agosto de 1987.

Na última noite separando o século 19 e o 20, um grupo de cultistas pretendiam evocar Satã na Terra. Eles iriam oferecer um casal de recém-nascidos como sacrifícios humanos, mas quem chegou ao invés disso foi Koth (aqui reimaginado como demônio), que matou todos os cultistas, pois almas puras não lhe agradavam, mas antes aquelas almas corrompidas.

Os bebês foram resgatados por Zator, que era servo de um grupo sombrio chamado “Os Sete”. Os dois foram posteriormente treinados no uso de magias ocultas.

A dupla, ganhando os nomes de Richard Occult e Rose Psychic viaja de volta aos Estados Unidos, estudam na universidade, e o Doutor Oculto abre sua própria agência de detetives, especializada em crimes de natureza mística. Roy finalmente conserta a estória envolvendo Dr. Mystic (estabelecendo que Oculto nunca usou esse nome) mantendo seu uso temporário do uniforme com capa e a derrota de Koth.

Outros autores começaram a deixar suas marcas no personagem, particularmente Neil Gaiman. Na minissérie Livros da Magia #3, 1991, ficamos sabendo que Rose Psychic ainda está viva, mas agora divide o mesmo corpo com Oculto:

 

As razões disso ficariam incógnitas e seriam desvendadas posteriormente, de formas conflitantes. Em Superman Annual, Vol 2, #7, de 1995, capa abaixo:

ficamos sabendo que Doutor Oculto teve uma aventura conjunta com Superman quando o Homem de aço estava em seu primeiro ano de carreira. Os Sete já haviam observado o foguete que trouxe Kal-El quando este estava deixando Krypton:

Devido a própria natureza do dispositivo (que era capaz de dobra espacial) Krypton havia explodido em 1938, mas o bebê só chegaria a terra muitos anos depois sem ter envelhecido. A participação de Superman foi necessária para a derrota de um demônio que havia matado Rose muitos anos atrás. Aparentemente a alma de Rose agora habitava o corpo de Doutor Oculto.

Ao fim do arco de estórias JSA Returns, outro retcon estabelece que Oculto sacrificou sua alma a fim de derrotar Stalker em 1945. Stalker foi um personagem criado por Steve Ditko e estreou em Stalker #1 nos anos 70, capa abaixo:

Ele foi um jovem desabrigado que morava em outra dimensão típica de fantasia medieval e havia vendido a própria alma para Dgrth, o deus da Guerra daquele plano de existência, em troca de talento sobrenatural de luta. Agora o Stalker sem alma viu o quão alto foi o preço que ele pagou e de toda forma tentou derrotar Dgrth. Em sua missão impossível de reaver sua alma ele enlouquece e começa a travar uma guerra infindável contra a própria vida, dimensão após dimensão, pois onde quer que haja vida haverá guerra. Invocado pela Fraternidade Negra, uma associação de ocultismo com ligações ao Partido Nazista, Stalker foi liberado na terra e isso mobilizou praticamente cada herói ativo durante os anos 40 (na verdade, a Fraternidade estava querendo invocar Koth. Isso me lembra uma vez, em Newcastle…) Depois de meia dúzia de edições, onde vários heróis enfrentam campeões do Stalker em diversas partes do mundo,

vemos que em JSA Returns: All-Star Comics #2 Oculto conseguiu infundir sua própria alma em Stalker e isso o fez vulnerável aos outros heróis. O corpo de Oculto é então levado por Rose, que neste retcon, não havia morrido. Rose diz que ele “deve ter outra alma… ainda que eu partilhe a minha com ele”.

As únicas aparições de Doutor Oculto fora dos quadrinhos se deram nos games DC Universe OnlineScribblenauts Unmasked: A DC Comics Adventure.

 

Nota do editor: Ok, ok, ok! Mas karo Kowa, cadê a Brigada dos Encapotados?