*Franklin Jorge
A carreata virtual promovida por Toinho Silveira na manhã do último sábado foi no mínimo um estrondoso sucesso que deixou a muitos boquiabertos. Surpreendeu e espantou, no bom sentido, marcando uma divisão entre o passado e o futuro, em termos de campanhas políticas. Ele conseguiu justapor, em um só evento, alegria e novidade, esperança e empreendedorismo.
Sem dispor de muitos recursos e prejudicado por seu aliado, o prefeito Álvaro Dias- como os demais candidatos -, marcou Toinho um golaço ao promover a Carreata da Esperança, através da qual, generosamente, engrandeceu, usando recursos digitais, a memória do maior político que o RN já teve, o ex-governador e ministro de estado Aluizio Alves. Isto é raro entre políticos e de bom alvitre. De fato, nasce uma nova esperança na política do nosso estado, depauperado por políticos ineptos e dinásticos.
Toinho está escrevendo em sua campanha criativa um novo capítulo e despertando a simpatia das pessoas por uma força nova. Não voto nele, apesar da nossa amizade velha de 50 anos, porque tenho um compromisso mais antigo com Amora Brayan, a grande mãe-protetora dos nossos animais abandonados ou em situação de risco, fundadora do Lar Amora Brayan, um refúgio para os pets de nossa cidade desassistida nesse importante segmento da Saúde Pública. No máximo a Prefeitura de Natal tem um campo de extermínio de animais doentes e nisto consiste sua odiosa política em relação aos animais abandonados. Mas seria hipócrita que não reconhecesse e aplaudisse o talento que tem revelado a garra com que Toinho Silveira se lançou na política de Natal.
Precisamos renovar nossa Câmara municipal, chutando de lá os nocivos e vendilhões, verdadeiros barões que anos sugam o povo de Natal, quebrantando-lhes a fé e a esperança. São 40 vagas a serem preenchidas por gente capaz ou continuaremos do mesmo jeito, esquecidos e ignorados em nossas mais prementes necessidades, como Transporte urbano digno, paradas de ônibus decentes, calçadas e praças bem cuidados, Saúde Pública sem filas e sem humilhações, serviços, enfim, de qualidade em favor dos cidadãos menos favorecidos. Precisamos de 40 novas vozes altivas para fazer o prefeito trabalhar para o povo e não apenas para os seus interesses.
A repercussão de sua Carreata da Esperança virtual foi um ato extraordinário que deu nova conotação à campanha eleitoral. Parece-me que ele enterrou de vez as velharias que têm se aproveitado de nossa boa-fé.