*José Vanilson Julião
O lançamento do livro (176 páginas) do poeta pernambucano Carlos Newton de Souza Lima Júnior, “Coração na Balança” (Editora Nova Fronteira), com prefácio de Lourival Holanda, ocorre na Livraria Praça de Casa Forte (Recife), na próxima sexta-feira, 17/11 (18 horas).
– O autor demonstra domínio do ofício poético, em versos livres e métricos, conjugando tradição e sensibilidade contemporânea. Os poemas falam do amor, da esperança e do otimismo como sentimentos indispensáveis ao enfrentamento da realidade, diz a apresentação da editora.
São poemas de protesto político e social, como “Carnaval” e “A Nau dos Loucos”, que combatem a homofobia e o racismo, a exemplo de “Sobre uma forma de amor” e “Todas as cores do mundo”.
O crítico Cláudio Neves nas orelhas da obra: – Sopesando em profundidade o essencial e o acidental da existência, “Coração na balança” reafirma o lugar do autor na linhagem dos grandes líricos da temática universal para além dos modismos…”
Em janeiro de 1990 o autor reside em Natal como docente no Departamento de Arquitetura da UFRN até 2008. Na capital potiguar começa a carreira literária com um conto no jornal “O Galo” (Fundação José Augusto).
Ainda em Natal, exerce, por três mandatos, a presidência da Cooperativa Cultural Universitária do RN Ltda., além de outros cargos da administração universitária. Torna-se mestre em Literatura Comparada (UFRN, 1996) e doutor em Literatura Brasileira (UFPE, 2002).
A convite de Ariano Suassuna, então secretário de Cultura de Pernambuco, no Governo de Eduardo Campos (2007), volta a residir em Recife, assumindo a Diretoria de Literatura e Artes da Secretaria de Cultura.