• search
  • Entrar — Criar Conta

O Padre Paulino de São José de Mipibu

O jornalista Vanilson Julião nos transporta para a São José de Mipibu oitocentista ao falar sobre o pároco do município de sua relação com Lyle Nelson.

*Vanilson Julião

[email protected]

 

O pesquisador e genealogista potiguar João Felipe da Trindade é quem dá o norte sobre momentos do padre João Paulino Pinto de Aguiar (São José do Mipibu, 1812 – 30/12/1878), 66, senhor do Engenho Canadá, de quem descendia o funcionário público federal (Correios), Elyssosio de Amorim Guimarães, casado com Antonieta, filha do intendente municipal e cônsul americano Lyle Nelson.

A partir de informações do monsenhor Severino Bezerra, a ordenação em Olinda (1846). Falece decorrência de queimaduras. O cônego Gregório Ferreira Lustosa dá a extrema unção. Em 1854 o presidente Antônio Bernardo Passos, apresenta à Assembleia Provincial relatório (datado de 9 de maio) com mapa dos engenhos de moendas de ferro e engenhocas da comarca do Natal.

São José de Mipibu possuía 11 engenhos com moenda de ferro e 21 engenhos com moendas de pau. O número de escravos chegava a 324, o maior da província, corroborando ser o maior centro açucareiro na época.

O engenho Canadá, pertencente ao padre João Paulino, possuía 82 escravos trabalhando no cultivo do açúcar. Por volta de 1930, o engenho Canadá foi adquirido pela família Araújo Costa, que passou a produzir também a cachaça Canadá, interrompida na década de 1950.

O correspondente natalense do “Diário de Pernambuco” (sexta-feira, 28/11/1873) informa, dia 24, que há mais de dois meses, corria a notícia de haver sido surrada em São José de Mipibu a escrava Maria Pinheiro, pertencente ao padre João Paulino.

“Os protetores da família do sacerdote, altamente colocadas em posições oficiais, empregaram todos os meios para ocultar a verdade e embaraçar a autoridade pública nas diligências. O chefe de polícia não recuou e demitiu um delegado omisso e nomeou para o capitão Fócio Joaquim do Rego Barros, que acabava de desempenhar igual comissão na cidade de Mossoró.

Com essa providência conseguiu o magistrado arrancar do engenho Canadá a escrava, vitima da ferocidade da mãe dos filhos daquele ministro do Senhor.”

O blog indica que mais detalhes podem ser apreciados e lidos no blog “Historia e Genealogia”.

 

NOTA DO EDITOR: mais sobre Padre Paulino, com fotografias, no próximo artigo de Vanilson Julião.